Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40115
Title: Ensino de geografia e cidadania no ensino médio em escolas integrais no estado de Pernambuco.
Other Titles: Teaching geography and citizenship in high school in comprehensive schools in the state of Pernambuco.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Maria Natana dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NÓBREGA, Ivanalda Dantas da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Josandra Araújo Barreto de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA , Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee3???: OLIVEIRA, Adeliane Vieira de.
Keywords: Geografia – estudo e ensino;Escola integral;Ensino médio;Direitos humanos;Cidadania;Geography – study and teaching;Comprehensive school;High school;Human rights;Citizenship
Issue Date: 8-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Maria Natana dos Santos. Ensino de geografia e cidadania no ensino médio em escolas integrais no estado de Pernambuco. 2024. 131 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em Rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A Geografia possui papel imperativo na formação do indivíduo, no que concerne aos conteúdos que estimulam o discente a refletir sobre seu lugar espacial e social no mundo. Mediante esta constatação e as modificação causadas nesse ensino pelo modelo de Escola em Tempo Integral, a presente pesquisa objetiva investigar como o ensino de Geografia e a formação cidadã acontece no 3° ano do Ensino Médio em escolas de Ensino Integral (EI), do município de Tabira, Pernambuco (PE), situado a aproximadamente 400 km da capital, Recife, e qual sua contribuição para a formação cidadã dos estudantes do 3° Ano do Ensino Médio. Utilizamos pesquisa de campo, bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, em vias de uma análise crítica abrangente acerca da problemática escolhida, segundo a percepção de alunos e professores do 3º Ano do Ensino Médio. Justifica-se sua importância pela necessidade de compreensão dos impactos da Geografia na escola dentro do atual e recente modelo de Ensino Integral, composto de especificidades em comparação aos parâmetros tradicionais de ensino. O recorte temporal deste estudo, realizado ao longo do segundo semestre letivo do ano de 2023, é composto por uma espacialidade que comporta três escolas localizadas no município de Tabira-PE: Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Pedro Pires Ferreira, Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Carlota Breckenfeld, Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio (EREFEM) Arnaldo Alves Cavalcanti. As referidas escolas ofertam o Ensino Médio Integral pela Rede Estadual de Ensino. Ao todo, o estudo envolve a participação de quatro professores, sendo um professor de cada escola, e de um total de 80 educandos das referidas Escolas. Os resultados alcançados evidenciam que, no que se referem à percepção dos docentes, estes acreditam que o Ensino Integral é positivo para a formação escolar, pois permite ao estudante mais tempo no ambiente escolar. Todavia, existem desafios quanto à formação continuada docente e escassez de materiais escolares, estrutura física necessária ao processo de aprendizagem. No que concerne à perspectiva dos discentes, se evidencia que estes compreendem a importância da disciplina de Geografia e, a potencialidade em sua formação cidadã, apesar de considerarem o Ensino Integral cansativo, potencializando o desgaste psicológico e, o acúmulo de atividades, fazendo com que por vezes, abdiquem do direito ao lazer em prol dos estudos. A pesquisa destaca que, apesar dos desafios identificados, a Geografia mantém um papel indispensável na formação cidadã dos estudantes. Este papel é potencializado quando as metodologias são adaptadas para incluir abordagens mais participativas e contextualizadas, adequadas à realidade dos alunos.
Abstract: Geography has an imperative role in the formation of the individual, in terms of content that encourages students to reflect on their spatial and social place in the world. This work presents research results with the objective of analyzing how Geography Teaching happens in High School in Integral Education (EI) schools, in the municipality of Tabira, Pernambuco (PE), located approximately 400 km from the capital, Recife, and what is its contribution to the citizenship formation of students in the 3rd year of high school. We used field, bibliographic and documentary research, of a qualitative nature, in the process of a comprehensive critical analysis of the chosen problem, according to the perception of students and teachers in the 3rd year of high school. Its importance is justified by the need to understand the impacts of Geography on schools within the current and recent model of Comprehensive Education, made up of specificities in comparison to traditional teaching parameters. The time frame of this study, carried out throughout the second academic semester of the year 2023, is made up of a spatiality that includes three schools located in the municipality of Tabira-PE: Reference School for Elementary and Secondary Education (EREFEM) Pedro Pires Ferreira, Reference School for Secondary Education (EREM) Professor Carlota Breckenfeld, Reference School for Elementary and Secondary Education (EREFEM) Arnaldo Alves Cavalcanti. These schools offer full secondary education through the State Education Network. In total, the study involves the participation of four teachers, one teacher from each school, and a total of 80 students from those schools. The results achieved show that, in terms of the teachers' perception, they believe that Comprehensive Education is positive for school education, as it allows the student more time in the school environment. However, there are challenges regarding continuing teacher training and a shortage of school materials, the physical structure necessary for the learning process. Regarding the students' perspective, it is evident that they understand the importance of the Geography discipline and the potential in their citizenship training, despite considering Comprehensive Education tiring, increasing psychological exhaustion and the accumulation of activities, causing sometimes, they give up their right to leisure in favor of studies. The research highlights that, despite the challenges identified, Geography maintains an indispensable role in the citizenship formation of students. This role is enhanced when methodologies are adapted to include more participatory and contextualized approaches, appropriate to the students' reality.
Keywords: Geografia – estudo e ensino
Escola integral
Ensino médio
Direitos humanos
Cidadania
Geography – study and teaching
Comprehensive school
High school
Human rights
Citizenship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40115
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA NATANA DOS SANTOS ARAÚJO - DISSERTAÇÃO (PROFGEO) 2024.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.