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Title: Formação docente para educação especial em cursos de pedagogia de universidades públicas de Campina Grande-PB: o que (não) dizem os PPCs.
Other Titles: Teacher training for special education in pedagogy courses at universities public schools in Campina Grande-PB: What the PPCs (don't) say
???metadata.dc.creator???: FIRMINO, Rívia Diana de Melo Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LUSTOSA, Francisca Geny.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
Keywords: Educação Inclusiva;Formação Docente;Educação Especial;Inclusive Education;Teacher Training;Special Education
Issue Date: 3-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIRMINO, Rívia Diana de Melo Alves. Formação docente para educação especial em cursos de pedagogia de universidades públicas de Campina Grande-PB: o que (não) dizem os PPCs. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão educacional, implica mais do que a matrícula no sistema de ensino. Significa propiciar condições para o desenvolvimento humano em todas as suas potencialidades. A formação docente cumpre um papel fundamental na conquista da inclusão escolar das pessoas com deficiência (PcD), haja vista que são os professores e as professoras que intermediarão de forma mais direta os processos educativos. A educação escolar, direito constitucionalmente garantido a todo cidadão brasileiro, deve ser acessível a todas as pessoas, independentemente de cor, idade, raça, sexo, deficiência, transtorno do desenvolvimento ou qualquer outra característica. Esta pesquisa objetivou conhecer as concepções de Educação Especial presentes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) dos cursos de Pedagogia de duas universidades públicas de Campina Grande-PB. Os objetivos específicos visaram: identificar a concepção de Educação Especial nos cursos de Pedagogia; assinalar possíveis lacunas existentes no componente de Educação Especial; refletir sobre os significados das concepções de Educação Especial identificadas nos PPCs dos cursos. Os referenciais teóricos abordaram diversos aspectos sobre formação docente e educação especial em uma perspectiva inclusiva (MANTOAN, 2004; 2007, 2017; VITALIANO, 2015; DONATO, 2015; NOZI, 2015; MANZINI, 2010; OLIVEIRA, 2007; RIBEIRO, 2020, 2018; SILVA, 2018; LUSTOSA, 2018, 2020; SALUSTIANO, 1999, 2007, 2021; FIGUEIREDO, 2007; FERNANDES, 2007.) Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, cujas principais fontes documentos foram os referenciais legais acerca da formação em Pedagogia e o PPC dos Cursos em foco nos estudos. Procedemos a analise com base na técnica de análise de conteúdo (BARDIN,1979), como método de leitura dos resultados para compreensão das informações, mediante o emprego de quatro categorias centrais: objetivos da licenciatura, matriz curricular, concepção de educação inclusiva e perfil do egresso em relação a Educação Especial. Os dados evidenciam que os PPCs analisados possuem aspectos obsoletos no que se refere ao desenvolvimento teórico e das políticas públicas de educação especial, assim como a prevalência de terminológicas e conceitos baseados no modelo médico de deficiência. Demostram ainda que em ambos os cursos analisados há esforços para promover formação em educação especial em uma perspectiva inclusiva, embora se concentrem em áreas isoladas, seja por meio de ações pontuais de acessibilidade e logística ou mediante a oferta de Libras e ênfase no estudo da educação de surdos em componentes curriculares de áreas de estudo optativas.
Abstract: Educational inclusion implies more than enrollment in the education system. It means providing conditions for human development in all its potential. Teacher training plays a fundamental role in achieving the school inclusion of people with disabilities (PwD), given that it is the teachers who will more directly mediate the educational processes. School education, a right constitutionally guaranteed to every Brazilian citizen, must be accessible to all people, regardless of color, age, race, sex, disability, developmental disorder or any other characteristic. This research aimed to know the conceptions of Special Education present in the Pedagogical Course Project (PPC) of Pedagogy courses at two public universities in Campina Grande-PB. The specific objectives aimed to: identify the concept of Special Education in Pedagogy courses; point out possible gaps in the Special Education component; reflect on the meanings of the conceptions of Special Education identified in the PPCs of the courses. The theoretical frameworks addressed various aspects of teacher training and special education in an inclusive perspective (MANTOAN, 2004; 2007, 2017; VITALIANO, 2015; DONATO, 2015; NOZI, 2015; MANZINI, 2010; OLIVEIRA, 2007; RIBEIRO, 2020, 2018 ; SILVA, 2018; LUSTOSA, 2018, 2020; SALUSTIANO, 1999, 2007, 2021; FIGUEIREDO, 2007; FERNANDES, 2007.) This is a qualitative documentary research, whose main document sources were the legal references about the training in Pedagogy and the PPC of the Courses. The data were analyzed based on the content analysis technique (BARDIN, 1979), through the use of four central categories: objectives of the degree, curriculum matrix, conception of inclusive education and profile of the graduate in relation to Special Education. The data show that the analyzed PPCs have obsolete aspects regarding the theoretical development and public policies of special education, as well as the use of terminology and concepts based on the medical model of disability. They also show that in both analyzed courses there are efforts to promote training in special education from an inclusive perspective, although they are concentrated in isolated areas, either through specific actions of accessibility and logistics or through the offer of Libras and emphasis on the study of education. of the deaf in curricular components of optional areas of study.
Keywords: Educação Inclusiva
Formação Docente
Educação Especial
Inclusive Education
Teacher Training
Special Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40101
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

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