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Title: Avaliação preliminar para a implementação de ciclofaixas no município de Itaporanga/PB.
Other Titles: Preliminary assessment for the implementation of cycle lanes in the municipality of Itaporanga/PB.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Willdelbrando Custódio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BATISTA, Larissa Santana.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Cícero Fellipe Diniz de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BEZERRA, Ana Leticia Ramos.
Keywords: Mobilidade urbana;Bicicleta;Mobilidade sustentável;Urban mobility;Bicycle;Sustainable mobility;Ciclofaixas;Ciclovias
Issue Date: 5-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Willdelbrando Custódio. Avaliação preliminar para a implementação de ciclofaixas no município de Itaporanga/PB. 2024. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil). - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Desde a metade do século XX, o padrão de mobilidade dos brasileiros mudou significativamente devido à rápida urbanização e ao aumento das viagens motorizadas. O município de Itaporanga, localizado no estado da Paraíba, é classificado como uma cidade de pequeno porte, com uma população de 23.940 habitantes. Dado seu tamanho, é comum que o município enfrente dificuldades na implementação de políticas públicas específicas voltadas para grupos distintos de mobilidade, como os usuários de bicicleta. A ausência de políticas adequadas para esses grupos cria desafios consideráveis para promover uma mobilidade urbana inclusiva e sustentável. Reconhecendo essa lacuna, este trabalho visa desenvolver um modelo de mobilidade urbana que contemple as necessidades dos ciclistas. Diante disso, foi desenvolvido um questionário utilizando a plataforma Google Forms. permitindo que os entrevistados identificassem os fatores que incentivam e os que dificultam o uso da bicicleta. Além disso, com o objetivo de concretizar essa proposta, foi elaborado um projeto inicial para tornar a ideia mais atraente e realista para a cidade. Esse projeto premiliminar teve como foco identificar os pontos mais acessíveis e coerentes para a implantação de ciclofaixas. Assim, foi possível obter resultados sobre as características das vias e a taxa de aprovação da ideia da ciclofaixa, revelando-se um trabalho satisfatório e conclusivo para essa proposta.
Abstract: Since the mid-20th century, the mobility patterns of Brazilians have changed significantly due to rapid urbanization and the increase in motorized travel. The municipality of Itaporanga, located in the state of Paraíba, is classified as a small city with a population of 23,940 inhabitants. Given its size, it is common for the municipality to face difficulties in implementing specific public policies aimed at different mobility groups, such as bicycle users. The lack of adequate policies for these groups creates considerable challenges in promoting inclusive and sustainable urban mobility. Recognizing this gap, this work aims to develop an urban mobility model that addresses the needs of cyclists. To this end, a questionnaire was developed using the Google Forms platform, allowing respondents to identify the factors that encourage and hinder bicycle use. Additionally, to make this proposal more appealing and realistic for the city, an initial project was drafted. This preliminary project focused on identifying the most accessible and coherent points for the implementation of bike lanes. Thus, it was possible to obtain results regarding the characteristics of the roads and the approval rate of the bike lane idea, revealing a satisfactory and conclusive effort for this proposal.
Keywords: Mobilidade urbana
Bicicleta
Mobilidade sustentável
Urban mobility
Bicycle
Sustainable mobility
Ciclofaixas
Ciclovias
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40003
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

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