Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39977
Title: A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Sociologia.
Other Titles: Community movement in Campina Grande: trajectory and memory of the Campina Grande union of social teams (1950/1970)
???metadata.dc.creator???: BARROS, Rênya de Cássia Melo Freitas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
Keywords: Ensino de Sociologia;Cordel como recurso didático;Literatura de cordel – recurso didático;Oficina pedagógica – cordel;Pesquisa participante;Teaching Sociology;Cordel as a teaching resource;Cordel literature – teaching resource;Pedagogical workshop – cordel;Participatory research
Issue Date: 20-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Rênya de Cássia Melo Freitas. A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Sociologia. 2024. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39977
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida mais especificamente no Ensino de Sociologia, através da utilização da literatura de cordel que é um instrumento importante para facilitar o ensino sociológico, contribuindo para superar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional, consequência do período de intermitência da disciplina no currículo e agravada pela nova reforma do ensino médio. Desta forma, esta pesquisa tem como finalidade realizar uma oficina pedagógica utilizando a literatura de cordel como recurso didático potencializador no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia através da mediação com o tema “Cultura e indústria cultural”. No desenvolver da pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Participante em que foi utilizada coleta de dados, através dos questionários aplicados para os alunos na turma do 2o módulo EJA. No decorrer da pesquisa verificamos que a utilização do cordel como recurso didático potencializa o ensino dos conceitos sociológicos, promovendo um maior dinamismo na assimilação e produção do conhecimento, bem como oferece subsídios para professores ministrarem suas aulas com maior criatividade, contribuindo para formação de alunos conscientes, críticos e autonomia.
Abstract: The present work is the result of the master's research developed in the area of Sociology, through the use of cordel literature, which is an important instrument to facilitate sociological teaching, contributing to overcome the gaps left by traditional education, a consequence of the period of intermittence of the discipline in the curriculum and aggravated by the new reform of high school. Thus, this research aims to carry out a pedagogical workshop using cordel literature as a potentiating didactic resource in the teaching-learning process in the teaching of Sociology, through mediation with the theme "Culture and cultural industry". In the development of the research, we used the theoretical assumptions of qualitative research, through the Participant-Research in which data collection was used, through the questionnaires applied to the students in the class of the 2nd EJA module. In the course of the research we found that the use of cordel as a didactic resource enhances the teaching of sociological concepts, promoting a greater dynamism in the assimilation and production of knowledge, as well as offering subsidies for teachers to teach their classes with greater creativity, contributing to the formation of conscious, critical and autonomous students.
Keywords: Ensino de Sociologia
Cordel como recurso didático
Literatura de cordel – recurso didático
Oficina pedagógica – cordel
Pesquisa participante
Teaching Sociology
Cordel as a teaching resource
Cordel literature – teaching resource
Pedagogical workshop – cordel
Participatory research
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39977
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RÊNYA DE CÁSSIA MELO FREITAS BARROS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024.pdfRênya de Cássia Melo Freitas Barros. - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2024.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.