Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, R. C. M. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4327044999385207pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee2MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.referee2IDMIRANDA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255658356923420pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida mais especificamente no Ensino de Sociologia, através da utilização da literatura de cordel que é um instrumento importante para facilitar o ensino sociológico, contribuindo para superar as lacunas deixadas pelo ensino tradicional, consequência do período de intermitência da disciplina no currículo e agravada pela nova reforma do ensino médio. Desta forma, esta pesquisa tem como finalidade realizar uma oficina pedagógica utilizando a literatura de cordel como recurso didático potencializador no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia através da mediação com o tema “Cultura e indústria cultural”. No desenvolver da pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Participante em que foi utilizada coleta de dados, através dos questionários aplicados para os alunos na turma do 2o módulo EJA. No decorrer da pesquisa verificamos que a utilização do cordel como recurso didático potencializa o ensino dos conceitos sociológicos, promovendo um maior dinamismo na assimilação e produção do conhecimento, bem como oferece subsídios para professores ministrarem suas aulas com maior criatividade, contribuindo para formação de alunos conscientes, críticos e autonomia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.titleA literatura de cordel como recurso didático no ensino de Sociologia.pt_BR
dc.date.issued2024-05-20-
dc.description.abstractThe present work is the result of the master's research developed in the area of Sociology, through the use of cordel literature, which is an important instrument to facilitate sociological teaching, contributing to overcome the gaps left by traditional education, a consequence of the period of intermittence of the discipline in the curriculum and aggravated by the new reform of high school. Thus, this research aims to carry out a pedagogical workshop using cordel literature as a potentiating didactic resource in the teaching-learning process in the teaching of Sociology, through mediation with the theme "Culture and cultural industry". In the development of the research, we used the theoretical assumptions of qualitative research, through the Participant-Research in which data collection was used, through the questionnaires applied to the students in the class of the 2nd EJA module. In the course of the research we found that the use of cordel as a didactic resource enhances the teaching of sociological concepts, promoting a greater dynamism in the assimilation and production of knowledge, as well as offering subsidies for teachers to teach their classes with greater creativity, contributing to the formation of conscious, critical and autonomous students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39977-
dc.date.accessioned2025-01-08T18:46:48Z-
dc.date.available2025-01-08-
dc.date.available2025-01-08T18:46:48Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectCordel como recurso didáticopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel – recurso didáticopt_BR
dc.subjectOficina pedagógica – cordelpt_BR
dc.subjectPesquisa participantept_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectCordel as a teaching resourcept_BR
dc.subjectCordel literature – teaching resourcept_BR
dc.subjectPedagogical workshop – cordelpt_BR
dc.subjectParticipatory researchpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Rênya de Cássia Melo Freitas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCommunity movement in Campina Grande: trajectory and memory of the Campina Grande union of social teams (1950/1970)pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Rênya de Cássia Melo Freitas. A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Sociologia. 2024. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39977pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RÊNYA DE CÁSSIA MELO FREITAS BARROS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024.pdfRênya de Cássia Melo Freitas Barros. - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2024.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.