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dc.creator.IDCOSTA, J. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8567364481322515pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Marília Ferreira Frazão Tavares de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, M. F. F. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826093283260726pt_BR
dc.contributor.advisor-co1DANTAS, Dalyane Laís da Silva.-
dc.contributor.advisor-co1IDDANTAS, D. L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5114171038031643pt_BR
dc.contributor.referee1VIERA, Vanessa Bordin.-
dc.contributor.referee1IDBORDIN VIEIRA, VANESSA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1741144767373797pt_BR
dc.contributor.referee2MOURA, Renally de Lima.-
dc.contributor.referee2IDMOURA, R. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2425612285641381pt_BR
dc.description.resumoA nutrição adequada nos anos iniciais de vida é crucial para o crescimento e desenvolvimento das crianças. A escola, como instituição que promove saúde, desempenha um papel fundamen- tal nesse processo, ao ensinar sobre hábitos alimentares saudáveis. Na fase pré-escolar, que abrange crianças entre 2 e 6 anos, ocorrem mudanças significativas no comportamento alimen- tar e no padrão de crescimento, sendo este período caracterizado por uma redução da velocidade de ganho de peso e estatura. Além disso, é frequente a ocorrência de inapetência, seletividade e indisciplina alimentar, fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da neofobia ali- mentar. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou elaborar e avaliar a aceitabilidade de croquete de batata doce, couve e frango por crianças no âmbito escolar, através de uma pesquisa experimental, de natureza quantitativa, na qual, participaram 184 pré-escolares com idade de 4 a 6 anos, 11 meses e 29 dias, julgadores não treinados, de ambos os sexos, matriculados nas turmas da pré-escola e primeiro ano das escolas de ensino fundamental Benedito Venâncio dos Santos (escola 1) e Maria Camélia Pessoa da Costa (escola 2), da área urbana de Cuité-PB. As crianças colaboradoras da pesquisa apresentaram os Termo de Assentimento Livre e Esclare- cido (TALE) e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinados pelos pais. Para a avaliação sensorial do produto utilizou-se uma Escala Hedônica Facial de Cinco Pontos. Os resultados mostraram semelhança no índice de aceitabilidade geral entre a escola 1 (77,88%) e a escola 2 (77,50%). Embora esses valores sejam superiores aos 70% considerados como boa aceitabilidade sensorial, ficaram abaixo dos 85% recomendados pelo PNAE para inclusão no cardápio escolar. A expressão “adorei” foi predominante em ambas as escolas. A pesquisa con- tribuiu para o desenvolvimento de uma preparação nutritiva e atrativa para pré-escolares, des- tacando a importância da utilização de fibras alimentares e micronutrientes na alimentação es- colar. Além disso, a preparação utilizou o aproveitamento integral dos alimentos, visando au- mentar o valor nutricional e reduzir o impacto ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia de Alimentospt_BR
dc.titleAceitabilidade de croquete de batata doce (Ipomoea batatas L.), couve (Brassica oleracea L.) e frango por pré-escolares de um município do Curimataú paraibano.pt_BR
dc.date.issued2024-10-08-
dc.description.abstractProper nutrition during the early years of life is crucial for children's growth and development. Schools, as institutions that promote health, play a fundamental role in this process by teaching healthy eating habits. The preschool phase, which includes children aged 2 to 6, is marked by significant changes in eating behavior and growth patterns, characterized by a slower rate of weight and height gain. Additionally, during this period, children often experience a lack of appetite, selectivity, and food indiscipline, which can contribute to the development of food neophobia.In this context, the present study aimed to develop and evaluate the acceptability of sweet potato, cabbage, and chicken croquettes among children in schools through an experi- mental, quantitative research approach. The study involved 184 preschoolers aged between 4 and 6 years, 11 months, and 29 days, who acted as untrained judges. These children, of both sexes, were enrolled in preschool and first-grade classes at Benedito Venâncio dos Santos (School 1) and Maria Camélia Pessoa da Costa (School 2) in the urban area of Cuité-PB. The children participating in the research introduced the Free and Informed Assent Form (TALE), and the Free and Informed Consent Form (FICF) signed by their responsable.A Five-Point Fa- cial Hedonic Scale was used for the sensory evaluation of the product. The results showed a similar overall acceptability index between School 1 (77.88%) and School 2 (77.50%). Al- though these values exceed the 70% threshold considered good for sensory acceptability, they were below the 85% recommended by the PNAE for inclusion in the school menu. The expres- sion “I loved it” was predominant in both schools.This research contributed to the development of a nutritious and appealing preparation for preschoolers, emphasizing the importance of in- corporating dietary fiber and micronutrients into school meals. Furthermore, the preparation utilized the entire food, aiming to enhance nutritional value and reduce environmental impact.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39971-
dc.date.accessioned2025-01-08T14:01:58Z-
dc.date.available2025-01-08-
dc.date.available2025-01-08T14:01:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectNutrição – desenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectAproveitamento integral de alimentospt_BR
dc.subjectIpomoea batatas Lpt_BR
dc.subjectBrassica oleracea Lpt_BR
dc.subjectPré-escolares – alimentação – Curimataúpt_BR
dc.subjectHábitos alimentares saudáveispt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúdept_BR
dc.subjectSchool mealspt_BR
dc.subjectNutrition – child developmentpt_BR
dc.subjectSensory analysispt_BR
dc.subjectFull use of foodpt_BR
dc.subjectIpomoea potatoes Lpt_BR
dc.subjectBrassica oleracea Lpt_BR
dc.subjectPreschoolers – food – Curimataúpt_BR
dc.subjectHealthy eating habitspt_BR
dc.subjectCenter for Education and Healthpt_BR
dc.subjectComidas escolarespt_BR
dc.subjectNutrición – desarrollo infantilpt_BR
dc.subjectAnálisis sensorialpt_BR
dc.subjectAprovechamiento completo de los alimentos.pt_BR
dc.subjectIpomoea patatas lpt_BR
dc.subjectBrassica oleraceaLpt_BR
dc.subjectPreescolares – comida – Curimataúpt_BR
dc.subjectHábitos alimentarios saludablespt_BR
dc.subjectCentro de Educación y Saludpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Josimara Nogueira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAcceptability of sweet potato croquette (Ipomoea potatoes L.), cabbage (Brassica oleracea L.) and chicken by preschoolers from a municipality in Curimataú, Paraíba.pt_BR
dc.title.alternativeAceptabilidad de la croqueta de boniato (patatas Ipomoea L.), repollo (Brassica oleracea L.) y pollo por preescolares de un municipio de Curimataú, Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Josimara Nogueira da. Aceitabilidade de croquete de batata doce (Ipomoea batatas L.), couve (Brassica oleracea L.) e frango por pré-escolares de um município do Curimataú paraibano. 2024. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenUna nutrición adecuada en los primeros años de vida es crucial para el crecimiento y el desarrollo de niños. La escuela, como institución promotora de la salud, juega un papel fundamental este proceso, al enseñar sobre hábitos alimentarios saludables. En la fase preescolar, que Abarca a niños entre 2 y 6 años, se producen cambios significativos en la conducta alimentaria. alquitrán y patrón de crecimiento, caracterizándose este período por una reducción en la velocidad del aumento de peso y talla. Además, la falta de apetito, la selectividad y e indisciplina alimentaria, factores que pueden contribuir al desarrollo de alimentos mento. En este contexto, el presente trabajo tuvo como objetivo desarrollar y evaluar la aceptabilidad de Croqueta de batata, repollo y pollo realizada por niños en la escuela, a través de una encuesta de carácter experimental, cuantitativo, en el que participaron 184 preescolares de 4 años a 6 años, 11 meses y 29 días, jueces no capacitados, de ambos sexos, matriculados en clases de preescolar y primer año de la escuela primaria Benedito Venâncio dos Santos (escuela 1) y Maria Camélia Pessoa da Costa (escuela 2), del área urbana de Cuité-PB. Hacia Los niños que colaboraron en la investigación presentaron el Formulario de Asentimiento Libre e Informado. (TALE) y el Formulario de Consentimiento Libre e Informado (TCLE) firmado por los padres. Para la evaluación sensorial del producto se utilizó una Escala Facial Hedónica de Cinco Puntos. Los resultados mostraron similitud en el índice de aceptabilidad general entre la escuela 1 (77,88%) y escuela 2 (77,50%). Aunque estos valores son superiores al 70% considerado como bueno aceptabilidad sensorial, estuvieron por debajo del 85% recomendado por el PNAE para su inclusión en el menú escolar. La expresión “me encantó” fue predominante en ambas escuelas. La investigación con- contribuyó al desarrollo de una preparación nutritiva y atractiva para niños en edad preescolar, destacando la importancia del uso de fibra dietética y micronutrientes en la para pegar. Además, la preparación utilizó el uso completo de los alimentos, con el objetivo de aumentar aumentar el valor nutricional y reducir el impacto ambiental.pt_BR
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