Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39929
Title: Educação ambiental e ensino de jovens e adultos (EJA): uma revisão bibliográfica.
Other Titles: Environmental education and teaching young people and adults (EJA): a review bibliographical.
Educación ambiental y enseñanza de jóvenes y adultos (EJA): una revisión bibliográfico.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Jéssica Pinho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CHAVES, Márcio Frazão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Sanzia Viviane Farias F.
Keywords: Educação ambiental;Educação ambiental - EJA. 3. EJA – educação ambiental;Sociedade sustentável – educação ambiental;Environmental education;Environmental education - EJA;EJA – education environmental;Sustainable society – environmental education;Educación ambiental;Educación ambiental - EJA.;EJA – educación ambiental;Sociedad sostenible – educación ambiental
Issue Date: 4-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Jéssica Pinho. Educação ambiental e ensino de jovens e adultos (EJA): uma revisão bibliográfica. 2024. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda a Educação Ambiental no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando a importância de integrar práticas sustentáveis no processo educacional. O objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a aplicação da Educação Ambiental na EJA, evidenciando a relevância da conscientização ambiental para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. A metodologia empregada consistiu no levantamento bibliográfico de estudos e publicações relevantes, selecionados a partir de critérios de inclusão (publicados em língua portuguesa nos últimos dez anos) e exclusão que garantiram a qualidade da análise das fontes utilizadas num contexto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Ciências Biológicas. Os principais resultados obtidos revelaram que, embora existam esforços na implementação de práticas ambientais nas escolas voltadas para jovens e adultos, ainda há desafios importantes, como a falta de recursos e a necessidade de maior aprofundamento na formação dos educadores na referida temática. As considerações finais indicam que a Educação Ambiental na EJA tem o potencial de contribuir para a transformação social, mas requer políticas públicas mais efetivas e uma abordagem pedagógica que valorize o contexto socioeconômico dos alunos.
Abstract: This paper addresses Environmental Education in the context of Educação de Jovens e Adultos (EJA), highlighting the importance of integrating sustainable practices into the educational process. The objective was to conduct a bibliographic review on the application of Environmental Education in EJA, highlighting the relevance of environmental awareness for the development of a more sustainable society. The methodology employed consisted of a bibliographic survey of relevant studies and publications, selected based on inclusion criteria (published in Portuguese in the last ten years) and exclusion criteria that ensured the quality of the analysis of the sources used in the context of a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) for the graduation in Biological Sciences. The main results obtained revealed that, although there are efforts to implement environmental practices in schools aimed at youth and adults, there are still important challenges, such as the lack of resources and the need for greater in-depth training of educators in this subject. The final considerations indicate that Environmental Education in EJA has the potential to contribute to social transformation, but requires more effective public policies and a pedagogical approach that values the socioeconomic context of students.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo aborda la Educación Ambiental en el contexto de la Educación de Jóvenes y Adultos. (EJA), destacando la importancia de integrar prácticas sostenibles en el proceso educativo. EL El objetivo fue realizar una revisión bibliográfica sobre la aplicación de la Educación Ambiental en EJA, destacando la relevancia de la conciencia ambiental para el desarrollo de una sociedad más sostenible. La metodología utilizada consistió en un levantamiento bibliográfico de estudios y publicaciones relevantes, seleccionados según criterios de inclusión (publicados en portugués en los últimos diez años) y exclusión que garantizó la calidad del análisis de las fuentes utilizadas en el contexto de un Trabajo de Finalización de Curso (TCC) de la Licenciatura en Ciencias Biológicas. Los principales resultados obtenidos revelaron que, si bien existen esfuerzos para implementar prácticas ambientales en las escuelas dirigidas a jóvenes y adultos, aún quedan desafíos importantes, como la falta de recursos y la necesidad de una mayor profundizar la formación de educadores en el tema antes mencionado. Consideraciones finales indican que la Educación Ambiental en la EJA tiene el potencial de contribuir a la transformación social, pero requiere políticas públicas más efectivas y un enfoque pedagógico que valore la contexto socioeconómico de los estudiantes.
Keywords: Educação ambiental
Educação ambiental - EJA. 3. EJA – educação ambiental
Sociedade sustentável – educação ambiental
Environmental education
Environmental education - EJA
EJA – education environmental
Sustainable society – environmental education
Educación ambiental
Educación ambiental - EJA.
EJA – educación ambiental
Sociedad sostenible – educación ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39929
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA PINHO SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2024.pdfJéssica Pinho Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2024364.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.