Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, MICHELLE GOMES.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee1CHAVES, Márcio Frazão.-
dc.contributor.referee1IDCHAVES, Márcio Frazão.pt_BR
dc.contributor.referee1IDCHAVES, MARCIO FRAZÃO.pt_BR
dc.contributor.referee1IDFRAZÃO CHAVES, MÁRCIO.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608pt_BR
dc.contributor.referee2CUNHA, Sanzia Viviane Farias F.-
dc.contributor.referee2IDFERREIRA, S. V. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507583056956538pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a Educação Ambiental no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando a importância de integrar práticas sustentáveis no processo educacional. O objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a aplicação da Educação Ambiental na EJA, evidenciando a relevância da conscientização ambiental para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. A metodologia empregada consistiu no levantamento bibliográfico de estudos e publicações relevantes, selecionados a partir de critérios de inclusão (publicados em língua portuguesa nos últimos dez anos) e exclusão que garantiram a qualidade da análise das fontes utilizadas num contexto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Ciências Biológicas. Os principais resultados obtidos revelaram que, embora existam esforços na implementação de práticas ambientais nas escolas voltadas para jovens e adultos, ainda há desafios importantes, como a falta de recursos e a necessidade de maior aprofundamento na formação dos educadores na referida temática. As considerações finais indicam que a Educação Ambiental na EJA tem o potencial de contribuir para a transformação social, mas requer políticas públicas mais efetivas e uma abordagem pedagógica que valorize o contexto socioeconômico dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleEducação ambiental e ensino de jovens e adultos (EJA): uma revisão bibliográfica.pt_BR
dc.date.issued2024-10-04-
dc.description.abstractThis paper addresses Environmental Education in the context of Educação de Jovens e Adultos (EJA), highlighting the importance of integrating sustainable practices into the educational process. The objective was to conduct a bibliographic review on the application of Environmental Education in EJA, highlighting the relevance of environmental awareness for the development of a more sustainable society. The methodology employed consisted of a bibliographic survey of relevant studies and publications, selected based on inclusion criteria (published in Portuguese in the last ten years) and exclusion criteria that ensured the quality of the analysis of the sources used in the context of a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) for the graduation in Biological Sciences. The main results obtained revealed that, although there are efforts to implement environmental practices in schools aimed at youth and adults, there are still important challenges, such as the lack of resources and the need for greater in-depth training of educators in this subject. The final considerations indicate that Environmental Education in EJA has the potential to contribute to social transformation, but requires more effective public policies and a pedagogical approach that values the socioeconomic context of students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39929-
dc.date.accessioned2025-01-07T12:06:35Z-
dc.date.available2025-01-07-
dc.date.available2025-01-07T12:06:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambiental - EJA. 3. EJA – educação ambientalpt_BR
dc.subjectSociedade sustentável – educação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental education - EJApt_BR
dc.subjectEJA – education environmentalpt_BR
dc.subjectSustainable society – environmental educationpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectEducación ambiental - EJA.pt_BR
dc.subjectEJA – educación ambientalpt_BR
dc.subjectSociedad sostenible – educación ambientalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jéssica Pinho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and teaching young people and adults (EJA): a review bibliographical.pt_BR
dc.title.alternativeEducación ambiental y enseñanza de jóvenes y adultos (EJA): una revisión bibliográfico.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Pinho. Educação ambiental e ensino de jovens e adultos (EJA): uma revisão bibliográfica. 2024. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo aborda la Educación Ambiental en el contexto de la Educación de Jóvenes y Adultos. (EJA), destacando la importancia de integrar prácticas sostenibles en el proceso educativo. EL El objetivo fue realizar una revisión bibliográfica sobre la aplicación de la Educación Ambiental en EJA, destacando la relevancia de la conciencia ambiental para el desarrollo de una sociedad más sostenible. La metodología utilizada consistió en un levantamiento bibliográfico de estudios y publicaciones relevantes, seleccionados según criterios de inclusión (publicados en portugués en los últimos diez años) y exclusión que garantizó la calidad del análisis de las fuentes utilizadas en el contexto de un Trabajo de Finalización de Curso (TCC) de la Licenciatura en Ciencias Biológicas. Los principales resultados obtenidos revelaron que, si bien existen esfuerzos para implementar prácticas ambientales en las escuelas dirigidas a jóvenes y adultos, aún quedan desafíos importantes, como la falta de recursos y la necesidad de una mayor profundizar la formación de educadores en el tema antes mencionado. Consideraciones finales indican que la Educación Ambiental en la EJA tiene el potencial de contribuir a la transformación social, pero requiere políticas públicas más efectivas y un enfoque pedagógico que valore la contexto socioeconómico de los estudiantes.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA PINHO SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2024.pdfJéssica Pinho Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2024364.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.