Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980517170875522pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.referee1IDLUCENA NETO, M. H.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809804711785369pt_BR
dc.contributor.referee2RAULINO, José Leonardo Costa.-
dc.contributor.referee2IDRAULINO, J. L. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7914687214624647pt_BR
dc.description.resumoCom o crescimento constante da população urbana, há progressivamente o aumento na quantidade de resíduos descartados no meio ambiente, como é o caso do óleo de cozinha. Muitas pessoas desconhecem os riscos do descarte inadequado do mesmo, que incluem poluição da água, do ar e do solo, além do surgimento de pragas, doenças e maiores custos de tratamento da água. Assim, a educação ambiental se torna uma estratégia sustentável para promover a construção de valores e a disseminação de conhecimento. Então é nesse contexto que entra o tema do presente projeto que tem como objetivo aplicar e avaliar uma proposta didática mediante a teoria e a experimentação para o ensino de química ambiental na educação do nível médio, tendo como princípio, minimizar os impactos que o descarte incorreto do óleo residual pode causar no meio ambiente e na sociedade. A metodologia consiste em uma análise de dados obtidos por questionários, palestras educativas e oficinas de produção artesanal de sabão biodegradável, realizada com os alunos das turmas da 3a Série do ensino de nível médio pertencentes ao turno diurno da ECI EEM Prefeito Severino Pereira Gomes, localizada na cidade de Baraúna/PB – Brasil. E através disso o projeto promoveu o desenvolvimento de valores ambientais e a adoção de comportamentos conscientes por parte dos discentes, ampliando o entendimento sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos, de forma que eles se engajaram de maneira prática, a partir da produção artesanal de detergente e sabão biodegradável, estimulando assim um aprendizado ativo; capacitando-os a adotar atitudes mais responsáveis e sustentáveis em seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleÓleo residual: produção de sabão e detergente biodegradável como metodologia de ensino para promover a educação ambiental.pt_BR
dc.date.issued2024-10-14-
dc.description.abstractWith the constant growth of the urban population, there is a progressive increase in the amount of waste discarded into the environment, such as cooking oil. Many people are unaware of the risks of improper disposal, which include water, air and soil pollution, as well as the emergence of pests, diseases and higher water treatment costs. Thus, environmental education becomes a sustainable strategy to promote the construction of values and the dissemination of knowledge. So it is in this context that the theme of this project comes into play, which aims to apply and evaluate a didactic proposal through theory and experimentation for the teaching of environmental chemistry in secondary education, with the principle of minimizing the impacts caused by incorrect disposal. of residual oil can have on the environment and society. The methodology consists of an analysis of data obtained through questionnaires, educational lectures and artisanal biodegradable soap production workshops, carried out with students from the 3rd Series of secondary education classes belonging to the day shift at ECI EEM Prefeito Severino Pereira Gomes, located in the city of Baraúna/PB – Brazil. And through this, the project promoted the development of environmental values and the adoption of conscious behaviors by students, expanding their understanding of the importance of recycling and reusing waste, so that they engaged in a practical way, from the production handcrafted biodegradable detergent and soap, thus encouraging active learning; enabling them to adopt more responsible and sustainable attitudes in their daily lives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39904-
dc.date.accessioned2025-01-06T14:23:21Z-
dc.date.available2025-01-06-
dc.date.available2025-01-06T14:23:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBioprocessospt_BR
dc.subjectÓleo residualpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSabão biodegradávelpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectBioprocessespt_BR
dc.subjectWaste oilpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSoap biodegradablept_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectBioprocesospt_BR
dc.subjectAceite usadopt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectJabón biodegradablept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Liliane Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWaste oil: production of biodegradable soap and detergent as teaching methodology to promote environmental education.pt_BR
dc.title.alternativeAceite usado: producción de jabón y detergente biodegradables como Metodología de enseñanza para promover la educación ambiental.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Liliane Santos. Óleo residual: produção de sabão e detergente biodegradável como metodologia de ensino para promover a educação ambiental. 2024. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenCon el constante crecimiento de la población urbana, se produce un aumento progresivo de la Cantidad de residuos desechados al medio ambiente, como el aceite de cocina. Muchas personas desconocen los riesgos de desecharlos de forma inadecuada, entre los que se incluyen contaminación del agua, aire y suelo, además de la aparición de plagas, enfermedades y mayores costos de tratamiento de agua. Así, la educación ambiental se convierte en una estrategia sostenible para promover la construcción de valores y la difusión del conocimiento. Así es en este contexto Este es el tema de este proyecto, que tiene como objetivo aplicar y evaluar una propuesta didáctica a través de la teoría y la experimentación para la enseñanza de la química ambiental en educación secundaria, con el principio de minimizar los impactos que la disposición El aceite usado incorrecto puede causar daños al medio ambiente y a la sociedad. La metodología Consiste en un análisis de datos obtenidos a través de cuestionarios, charlas educativas y talleres. producción artesanal de jabón biodegradable, realizado con estudiantes del 3er Ciclo de educación secundaria perteneciente al turno diurno del ECI EEM Mayor Severino Pereira Gomes, ubicada en la ciudad de Baraúna/PB – Brasil. Y a través de esto el proyecto promovió la desarrollo de valores ambientales y la adopción de comportamientos conscientes por de los estudiantes, ampliando su comprensión de la importancia del reciclaje y reutilización de residuos, para que se involucren de manera práctica, desde el producción artesanal de detergente y jabón biodegradables, estimulando así el aprendizaje activo; permitiéndoles adoptar actitudes más responsables y sostenibles en su vida diaria.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIANE SANTOS GOMES - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2024.pdfLiliane Santos Gomes - TCC Licenciatura em Química CES 2024753.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.