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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39866
Title: | Educação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. |
Other Titles: | Physical education and areas of knowledge: interdisciplinarity in the initial years of elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Thiago da. SÁ, Ivo Ribeiro de. |
Keywords: | Educação Física - ensino fundamental;Ensino fundamental;Interdisciplinaridade - ensino fundamental;Currículo - Educação Física - ensino fundamental;Professores de Educação Física;Physical Education - Elementary School;Elementary School;Interdisciplinarity - Elementary School;Curriculum - Physical Education - Elementary School;Physical Education Teachers |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Thiago da; SÁ, Ivo Ribeiro de. Educação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC), 2.; 2022. Eixo Temático I: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS (SP). Anais [...]. São Caetano do Sul - SP: Universidade de São Caetano do Sul e Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ISBN: 978-85-5722-429-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39866 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O acesso ao conhecimento científico até o final do século XVII era para poucos, onde somente uma parcela privilegiada da sociedade tinha a possibilidade de estudar. A partir da revolução industrial na segunda metade do século XVIII o cenário começa a mudar, as atividades econômicas passam a exigir uma mão de obra mais qualificada, ocorre também uma grande migração das populações do campo para as cidades em busca de trabalho modificando a estrutura social vigente. No século XIX os Estados nacionais passam a considerar a escola como instituição delegada a formar o homem como cidadão. Diante disso, o poder político passa a administrar o projeto educativo das diversas classes sociais, expandindo o número de instituições de ensino por toda a Europa e construindo sistemas de ensino público dividido em níveis de escolarização que vão desde o elementar até a universidade (CAMBI, 1999). Esse modelo de escola se expandiu por todo o ocidente durante os séculos XIX e XX chegando ao Brasil, que no início do século XX ainda possuía um número bem reduzido de instituições de ensino. Os sistemas educacionais sofreram grande influência do pensamento moderno, que teve como um de seus principais colaboradores no século XVII, René Descartes. Ele considerava que o ser humano era constituído de duas partes distintas, o corpo que executa as tarefas e a mente que pensa. Nesse sentido, a aprendizagem dos conteúdos do saber dependia somente da dimensão intelectual enquanto o corpo, considerado apenas em seu aspecto mecânico, ficava ausente desse processo (NUNES PINTO, 2003). |
Keywords: | Educação Física - ensino fundamental Ensino fundamental Interdisciplinaridade - ensino fundamental Currículo - Educação Física - ensino fundamental Professores de Educação Física Physical Education - Elementary School Elementary School Interdisciplinarity - Elementary School Curriculum - Physical Education - Elementary School Physical Education Teachers |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39866 |
Appears in Collections: | II ENGEC - Eixo Temático 1: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade |
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EDUCAÇÃO FÍSICA E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO... - II ENGEC - UFCG USCS EIXO 1 2022.pdf | Educação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. - II ENGEC - UFCG USCS EIXO 1 2022 | 226.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
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