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dc.description.resumoO acesso ao conhecimento científico até o final do século XVII era para poucos, onde somente uma parcela privilegiada da sociedade tinha a possibilidade de estudar. A partir da revolução industrial na segunda metade do século XVIII o cenário começa a mudar, as atividades econômicas passam a exigir uma mão de obra mais qualificada, ocorre também uma grande migração das populações do campo para as cidades em busca de trabalho modificando a estrutura social vigente. No século XIX os Estados nacionais passam a considerar a escola como instituição delegada a formar o homem como cidadão. Diante disso, o poder político passa a administrar o projeto educativo das diversas classes sociais, expandindo o número de instituições de ensino por toda a Europa e construindo sistemas de ensino público dividido em níveis de escolarização que vão desde o elementar até a universidade (CAMBI, 1999). Esse modelo de escola se expandiu por todo o ocidente durante os séculos XIX e XX chegando ao Brasil, que no início do século XX ainda possuía um número bem reduzido de instituições de ensino. Os sistemas educacionais sofreram grande influência do pensamento moderno, que teve como um de seus principais colaboradores no século XVII, René Descartes. Ele considerava que o ser humano era constituído de duas partes distintas, o corpo que executa as tarefas e a mente que pensa. Nesse sentido, a aprendizagem dos conteúdos do saber dependia somente da dimensão intelectual enquanto o corpo, considerado apenas em seu aspecto mecânico, ficava ausente desse processo (NUNES PINTO, 2003).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleEducação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39866-
dc.date.accessioned2025-01-03T14:22:10Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T14:22:10Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação Física - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectCurrículo - Educação Física - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessores de Educação Físicapt_BR
dc.subjectPhysical Education - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarity - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectCurriculum - Physical Education - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectPhysical Education Teacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Thiago da.-
dc.creatorSÁ, Ivo Ribeiro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePhysical education and areas of knowledge: interdisciplinarity in the initial years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Thiago da; SÁ, Ivo Ribeiro de. Educação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC), 2.; 2022. Eixo Temático I: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS (SP). Anais [...]. São Caetano do Sul - SP: Universidade de São Caetano do Sul e Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ISBN: 978-85-5722-429-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39866pt_BR
dc.contributor.eventENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC).-
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EDUCAÇÃO FÍSICA E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO... - II ENGEC - UFCG USCS EIXO 1 2022.pdfEducação física e as áreas de conhecimento: a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. - II ENGEC - UFCG USCS EIXO 1 2022226.7 kBAdobe PDFView/Open


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