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Title: Desafios na implementação da educação ambiental na gestão escolar pública do ensino fundamental em Iguatu/CE.
Other Titles: Challenges in implementing environmental education in public elementary school management in Iguatu/CE.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Joseph Ragner Anacleto Fernandes.
COSTA, Izabela Clementino Caetano.
SILVA, Francisco Felipe Henrique da.
DANTAS, Janice Ruth Anacleto Fernandes.
Keywords: Educação ambiental;Iguatu - CE - educação pública;Gestão escolar pública;Meio ambiente;Environmental education;Iguatu - CE - public education;Public school management;Environment
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Joseph Ragner Anacleto Fernandes; COSTA, Izabela Clementino Caetano; SILVA, Francisco Felipe Henrique da; DANTAS, Janice Ruth Anacleto Fernandes. Desafios na implementação da educação ambiental na gestão escolar pública do ensino fundamental em Iguatu/CE. In: ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC), 2.; 2022. Eixo Temático I: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS (SP). Anais [...]. São Caetano do Sul - SP: Universidade de São Caetano do Sul e Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ISBN: 978-85-5722-429-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39864
???metadata.dc.description.resumo???: A partir da Lei 9795/99, e de programas de efetivação à Educação Ambiental, como o ProNEA, os educadores passaram a implementar, ou pelo menos tentar, abordagens educativas das mais variáveis formas, para evidenciar a biodiversidade existente no planeta, levando em consideração as abrangentes localidades de ambiente no território e as concepções sociais de proteção ambiental. Dessas abordagens metodológicas duas principais foram extraídas, quais sejam: a conservadora e a crítica. Enquanto que na primeira o ensino enfoca, tempestivamente, o conhecimento biofísico pelo ensino assimilação; a segunda visa uma abordagem mais crítica, englobando, para além do físico, as questões sociais, políticas, econômicas e históricas (VALENTI et al., 2012). Nesse contexto questiona-se: quais os desafios para a implementação da educação ambiental na gestão das escolas de ensino fundamental da cidade Iguatu-CE? Dessa forma, diante da Política Nacional de Educação Ambiental e das abordagens educativas para efetivá-las, essa pesquisa tem por objetivo geral analisar como se dá a implementação de tal política no município de Iguatu, Ce, dentro de algumas escolas da educação básica, sendo estas a Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Araújo e Escola de Ensino Fundamental Clara Alves de Araújo. Para que se pudesse alcançar tal objetivo foram aplicados questionários para os/as gestores e educadores da rede municipal de educação, sendo esses por meio de questionários on-line com indagações de múltipla escolha.
Keywords: Educação ambiental
Iguatu - CE - educação pública
Gestão escolar pública
Meio ambiente
Environmental education
Iguatu - CE - public education
Public school management
Environment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Pública.
Comunicação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39864
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