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dc.description.resumoA partir da Lei 9795/99, e de programas de efetivação à Educação Ambiental, como o ProNEA, os educadores passaram a implementar, ou pelo menos tentar, abordagens educativas das mais variáveis formas, para evidenciar a biodiversidade existente no planeta, levando em consideração as abrangentes localidades de ambiente no território e as concepções sociais de proteção ambiental. Dessas abordagens metodológicas duas principais foram extraídas, quais sejam: a conservadora e a crítica. Enquanto que na primeira o ensino enfoca, tempestivamente, o conhecimento biofísico pelo ensino assimilação; a segunda visa uma abordagem mais crítica, englobando, para além do físico, as questões sociais, políticas, econômicas e históricas (VALENTI et al., 2012). Nesse contexto questiona-se: quais os desafios para a implementação da educação ambiental na gestão das escolas de ensino fundamental da cidade Iguatu-CE? Dessa forma, diante da Política Nacional de Educação Ambiental e das abordagens educativas para efetivá-las, essa pesquisa tem por objetivo geral analisar como se dá a implementação de tal política no município de Iguatu, Ce, dentro de algumas escolas da educação básica, sendo estas a Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Araújo e Escola de Ensino Fundamental Clara Alves de Araújo. Para que se pudesse alcançar tal objetivo foram aplicados questionários para os/as gestores e educadores da rede municipal de educação, sendo esses por meio de questionários on-line com indagações de múltipla escolha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública.pt_BR
dc.subject.cnpqComunicação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleDesafios na implementação da educação ambiental na gestão escolar pública do ensino fundamental em Iguatu/CE.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39864-
dc.date.accessioned2025-01-03T14:18:17Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T14:18:17Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectIguatu - CE - educação públicapt_BR
dc.subjectGestão escolar públicapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectIguatu - CE - public educationpt_BR
dc.subjectPublic school managementpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Joseph Ragner Anacleto Fernandes.-
dc.creatorCOSTA, Izabela Clementino Caetano.-
dc.creatorSILVA, Francisco Felipe Henrique da.-
dc.creatorDANTAS, Janice Ruth Anacleto Fernandes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges in implementing environmental education in public elementary school management in Iguatu/CE.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Joseph Ragner Anacleto Fernandes; COSTA, Izabela Clementino Caetano; SILVA, Francisco Felipe Henrique da; DANTAS, Janice Ruth Anacleto Fernandes. Desafios na implementação da educação ambiental na gestão escolar pública do ensino fundamental em Iguatu/CE. In: ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC), 2.; 2022. Eixo Temático I: Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade . São Caetano do Sul, USCS (SP). Anais [...]. São Caetano do Sul - SP: Universidade de São Caetano do Sul e Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ISBN: 978-85-5722-429-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39864pt_BR
dc.contributor.eventENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO E COMUNICAÇÃO (ENGEC).-
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DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO... - II ENGEC - UFCG USCS EIXO 1 2022.pdfDesafios na implementação da educação ambiental na gestão escolar pública do ensino fundamental em Iguatu/CE. - II ENGEC - UFCG USCS EIXO 1 2022103.81 kBAdobe PDFView/Open


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