Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39776
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, F. H. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8196422367074968 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | DANTAS, Joseclécio Dutra. | - |
dc.contributor.advisor1ID | DANTAS, J. D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | J. D. Dantas. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | DANTAS, J.D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MEDEIROS, Fábio Ferreira de. | - |
dc.contributor.referee1ID | DE MEDEIROS, F. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de. | - |
dc.contributor.referee2ID | ATAÍDE, J. S. P. | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 | pt_BR |
dc.description.resumo | Por diversas vezes, e não somente nos nossos dias de hoje, tem-se discutido com bastante frequência sobre a importância dos alunos adquirirem o conhecimento científico no seu cotidiano, pois sabe-se que adquirir conhecimento é um processo gradual em que o tempo é a chave principal para o estudante conseguir reconhecer diversos conteúdos estudados na Física. A Alfabetização e o Letramento Científico (ALC) geram nos alunos o senso crítico, a conscientização e são importantes para a formação de cidadãos. Eles capacitam as pessoas a compreender, analisar e questionar o mundo em que se vivem, ou seja, no mundo globalizado de novas ideias. Nessa perspectiva, faz-se necessário analisar alguns livros didáticos utilizados em sala de aula. Para isso, a metodologia foi dividida em duas etapas: aprofundamento sobre o tema de Letramento e Alfabetização Científica e análise do livro didático do Ensino Médio, “Física aula por aula” dos autores Benigno Barreto e Cláudio Xavier, verificando a aplicabilidade do ensino de Física na vida cotidiana dos alunos. Com isso, espera-se que haja uma contribuição para a sociedade e comunidade científica, enfatizando a importância de se ter base e conhecimento científico. Os livros utilizados em sala de aula devem ter essa base de Física e com o conhecimento prévio dos alunos construir e reconstruir ideias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Educação e Saúde - CES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física | pt_BR |
dc.title | Análise do livro “Física aula por aula”: contribuições para a alfabetização e o letramento científico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.description.abstract | Many times, not only in the present day there has been discussion about the importance of students acquiring scientific knowledge in their daily lives, as it is known that acquiring knowledge is a gradual process and also the main key for the student to be able to recognize different contents studied in Physics. Literacy and Scientific Literacy (ALC) generate critical thinking and awareness in students and are important for the formation of citizens. They enable people to understand, analyze, and question the world in which they live, that is, in the globalized world of new ideas. In this perspective, it is necessary to analyze some textbooks used in the classroom. For this, the methodology was divided into two stages: deeping the theme of Scientific Literacy and Literacy skills, and analyzing the high school textbook "Physics Lesson by Lesson" by authors Benigno Barreto and Cláudio Xavier in order to assess the applicability of teaching Physics in the students' daily lives. This, then, is expected to contribute to society and the scientific community, emphasizing the importance of having a solid foundation and scientific knowledge. The books used in the classroom should have this foundation in Physics, allowing students to build and reconstruct ideas based on their prior knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39776 | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-30T14:09:43Z | - |
dc.date.available | 2024-12-30 | - |
dc.date.available | 2024-12-30T14:09:43Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento científico | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento científico | pt_BR |
dc.subject | Senso crítico | pt_BR |
dc.subject | Física - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Livro didático - sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - letramento e alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Literacy and scientific literacy | pt_BR |
dc.subject | Scientific knowledge | pt_BR |
dc.subject | Critical sense | pt_BR |
dc.subject | Physics - textbook | pt_BR |
dc.subject | Book didactic - classroom | pt_BR |
dc.subject | Secondary education - literacy and literacy scientific | pt_BR |
dc.subject | Libro de texto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetización y alfabetización científica | pt_BR |
dc.subject | Conocimiento científico. | pt_BR |
dc.subject | Sentido crítico | pt_BR |
dc.subject | Física - libro de texto | pt_BR |
dc.subject | Reservar didáctica - aula | pt_BR |
dc.subject | Educación secundaria: alfabetización y alfabetización. científico | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Francisco Huandson da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the book “Physics lesson by lesson”: contributions to the literacy and scientific literacy. | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the book “Physics lesson by lesson”: contributions to the literacy and scientific literacy. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Huandson da. Análise do livro “Física aula por aula”: contribuições para a alfabetização e o letramento científico. 2024. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. | pt_BR |
dc.description.resumen | En varias ocasiones, y no sólo hoy en día, se ha discutido con bastante frecuencia sobre la importancia de que los estudiantes adquieran conocimientos ciencia en tu vida diaria, ya que se sabe que adquirir conocimiento es un proceso gradual en el que el tiempo es la clave principal para que el estudiante sea capaz de reconocer diversos contenidos estudiados en Física. Alfabetización y alfabetización científica (ALC) generan sentido crítico y conciencia en los estudiantes y son importantes para formación de los ciudadanos. Permiten a las personas comprender, analizar y cuestionar el mundo en el que viven, es decir, en el mundo globalizado de las nuevas ideas. Desde esta perspectiva, es necesario analizar algunos libros de texto. utilizado en el aula. Para lograrlo, la metodología se dividió en dos etapas: profundización en el tema de Alfabetización y Alfabetización Científica y análisis de la libro de texto de secundaria, “Física clase por clase” de los autores Benigno Barreto y Cláudio Xavier, verificando la aplicabilidad de la enseñanza de la Física en la vida cotidiana de los estudiantes. Con esto se espera que haya un aporte a la sociedad y comunidad científica, enfatizando la importancia de contar con una base y conocimiento científico. Los libros utilizados en el aula deben tener esta base de Física y con Los conocimientos previos de los estudiantes construyen y reconstruyen ideas. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO HUANDSON DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2024.pdf | Francisco Huandson da Silva - TCC Licenciatura em Física CES 2024 | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.