Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39708
Title: Estágio curricular supervisionado III: utilizando o jogo lúdico “Bingo da função quadrática”.
Other Titles: Supervised Internship III: Using the playful game “Quadratic Function Bingo”.
Práctica curricular supervisada III: utilizando el juego lúdico “Bingo de la función cuadrática”.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Dayana Galdino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: IGNÁCIO, Renato da Silva.
Keywords: Estágio curricular supervisionado;Jogo lúdico;Metodologia;Supervised Curricular Internship;Fun Game;Methodology;Prácticas Curriculares Supervisadas;Juego divertido
Issue Date: 19-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Dayana Galdino de. Estágio curricular supervisionado III: utilizando o jogo lúdico “Bingo da função quadrática”. 2024. 28 fl. (Trabalho de Concluso de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O Estágio Curricular Supervisionado é fundamental na formação de futuros docentes, oferecendo-lhes a oportunidade de adquirir experiência prática em sala de aula. Durante o ECS III, propôs-se a utilização do jogo lúdico "Bingo da Função Quadrática" como uma estratégia para tornar o ensino dinâmico e interativo, visando proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente e eficaz. O presente trabalho teve o objetivo de investigar a influência do jogo lúdico bingo da função quadrática na turma do 2o ano do ensino médio. Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência realizado durante o ECS III em uma Escola Cidadã Integral Técnica localizada no município de Barra de Santa Rosa no estado da Paraíba. A aplicação do jogo revelou-se uma estratégia pedagógica relevante para reforçar o entendimento dos alunos sobre o tema. Durante a atividade, os estudantes participaram de forma ativa, aplicando os conceitos aprendidos de maneira prática e interativa. A implementação dessa ferramenta demonstrou ser uma possibilidade de material e metodologia pedagógica que pode ser oferecida aos estudantes como uma perspectiva sobre a matemática, indo além da mera memorização de regras e favorecendo uma abordagem relevante.
Abstract: The Supervised Curricular Internship is fundamental in the training of future teachers, offering them the opportunity to acquire practical experience in the classroom. During ECS III, it was proposed to use the playful game "Quadratic Function Bingo" as a strategy to make teaching dynamic and interactive, aiming to provide a more engaging and effective learning experience. The present work aimed to investigate the influence of the playful game bingo on the quadratic function in the 2nd year of high school. This study is characterized as an experience report carried out during ECS III in a Technical Comprehensive Citizen School located in the municipality of Barra de Santa Rosa in the state of Paraíba. The application of the game proved to be a relevant pedagogical strategy to reinforce students' understanding of the topic. During the activity, students participated actively, applying the concepts learned in a practical and interactive way. The implementation of this tool proved to be a possibility of material and pedagogical methodology that can be offered to students as a perspective on mathematics, going beyond the mere memorization of rules and favoring a relevant approach.
???metadata.dc.description.resumen???: La Práctica Curricular Supervisada es fundamental en la formación de los futuros docentes, ofreciéndoles la oportunidad de adquirir experiencia práctica en el aula. Durante ECS III, se propuso uso del juego lúdico “Bingo de Funciones Cuadráticas” como estrategia para facilitar la enseñanza dinámico e interactivo, con el objetivo de proporcionar una experiencia más atractiva y eficaz. El presente trabajo tuvo como objetivo investigar la influencia del juego lúdico bingo en la función cuadrática en el 2do año de secundaria. Este estudio se caracteriza por ser un informe de experiencia realizada durante ECS III en una Escuela Ciudadana Técnica Integral ubicada en municipio de Barra de Santa Rosa en el estado de Paraíba. La aplicación del juego resultó ser una estrategia. enfoque pedagógico relevante para reforzar la comprensión del tema por parte de los estudiantes. Durante la actividad, el Los estudiantes participaron activamente, aplicando los conceptos aprendidos de forma práctica y interactivo. La implementación de esta herramienta resultó ser un material y metodología pedagógica que se puede ofrecer a los estudiantes como una perspectiva sobre la matemáticas, yendo más allá de la mera memorización de reglas y favoreciendo un enfoque pertinente.
Keywords: Estágio curricular supervisionado
Jogo lúdico
Metodologia
Supervised Curricular Internship
Fun Game
Methodology
Prácticas Curriculares Supervisadas
Juego divertido
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39708
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANA GALDINO DE SOUSA - TCC RELATÓRIO DE ESTÁGIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2024.pdfDayana Galdino de Sousa - TCC Relatório de Estágio Licenciatura em Matemática CES 2024770.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.