Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39708
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, D. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8734199938566736pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Glageane da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.referee1IDKiara Tatianny Santos da Costa.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee2IGNÁCIO, Renato da Silva.-
dc.contributor.referee2IDIGNÁCIO, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185203448137294pt_BR
dc.description.resumoO Estágio Curricular Supervisionado é fundamental na formação de futuros docentes, oferecendo-lhes a oportunidade de adquirir experiência prática em sala de aula. Durante o ECS III, propôs-se a utilização do jogo lúdico "Bingo da Função Quadrática" como uma estratégia para tornar o ensino dinâmico e interativo, visando proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente e eficaz. O presente trabalho teve o objetivo de investigar a influência do jogo lúdico bingo da função quadrática na turma do 2o ano do ensino médio. Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência realizado durante o ECS III em uma Escola Cidadã Integral Técnica localizada no município de Barra de Santa Rosa no estado da Paraíba. A aplicação do jogo revelou-se uma estratégia pedagógica relevante para reforçar o entendimento dos alunos sobre o tema. Durante a atividade, os estudantes participaram de forma ativa, aplicando os conceitos aprendidos de maneira prática e interativa. A implementação dessa ferramenta demonstrou ser uma possibilidade de material e metodologia pedagógica que pode ser oferecida aos estudantes como uma perspectiva sobre a matemática, indo além da mera memorização de regras e favorecendo uma abordagem relevante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleEstágio curricular supervisionado III: utilizando o jogo lúdico “Bingo da função quadrática”.pt_BR
dc.date.issued2024-09-19-
dc.description.abstractThe Supervised Curricular Internship is fundamental in the training of future teachers, offering them the opportunity to acquire practical experience in the classroom. During ECS III, it was proposed to use the playful game "Quadratic Function Bingo" as a strategy to make teaching dynamic and interactive, aiming to provide a more engaging and effective learning experience. The present work aimed to investigate the influence of the playful game bingo on the quadratic function in the 2nd year of high school. This study is characterized as an experience report carried out during ECS III in a Technical Comprehensive Citizen School located in the municipality of Barra de Santa Rosa in the state of Paraíba. The application of the game proved to be a relevant pedagogical strategy to reinforce students' understanding of the topic. During the activity, students participated actively, applying the concepts learned in a practical and interactive way. The implementation of this tool proved to be a possibility of material and pedagogical methodology that can be offered to students as a perspective on mathematics, going beyond the mere memorization of rules and favoring a relevant approach.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39708-
dc.date.accessioned2024-12-26T14:04:50Z-
dc.date.available2024-12-26-
dc.date.available2024-12-26T14:04:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectJogo lúdicopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectSupervised Curricular Internshippt_BR
dc.subjectFun Gamept_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectPrácticas Curriculares Supervisadaspt_BR
dc.subjectJuego divertidopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Dayana Galdino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSupervised Internship III: Using the playful game “Quadratic Function Bingo”.pt_BR
dc.title.alternativePráctica curricular supervisada III: utilizando el juego lúdico “Bingo de la función cuadrática”.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Dayana Galdino de. Estágio curricular supervisionado III: utilizando o jogo lúdico “Bingo da função quadrática”. 2024. 28 fl. (Trabalho de Concluso de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenLa Práctica Curricular Supervisada es fundamental en la formación de los futuros docentes, ofreciéndoles la oportunidad de adquirir experiencia práctica en el aula. Durante ECS III, se propuso uso del juego lúdico “Bingo de Funciones Cuadráticas” como estrategia para facilitar la enseñanza dinámico e interactivo, con el objetivo de proporcionar una experiencia más atractiva y eficaz. El presente trabajo tuvo como objetivo investigar la influencia del juego lúdico bingo en la función cuadrática en el 2do año de secundaria. Este estudio se caracteriza por ser un informe de experiencia realizada durante ECS III en una Escuela Ciudadana Técnica Integral ubicada en municipio de Barra de Santa Rosa en el estado de Paraíba. La aplicación del juego resultó ser una estrategia. enfoque pedagógico relevante para reforzar la comprensión del tema por parte de los estudiantes. Durante la actividad, el Los estudiantes participaron activamente, aplicando los conceptos aprendidos de forma práctica y interactivo. La implementación de esta herramienta resultó ser un material y metodología pedagógica que se puede ofrecer a los estudiantes como una perspectiva sobre la matemáticas, yendo más allá de la mera memorización de reglas y favoreciendo un enfoque pertinente.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANA GALDINO DE SOUSA - TCC RELATÓRIO DE ESTÁGIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2024.pdfDayana Galdino de Sousa - TCC Relatório de Estágio Licenciatura em Matemática CES 2024770.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.