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dc.creator.IDSOUSA, T. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4764328206136385pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.advisor-co1IDLUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234702016679131pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.referee2BRANCO, Verônica Teixeira Franco Castelo.-
dc.contributor.referee3MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.-
dc.contributor.referee4FREIRE, Reuber Arrais.-
dc.description.resumoOs alagamentos são eventos comuns em grandes centros urbanos devido à impermeabilização do solo natural por materiais artificiais. A integração da gestão das águas pluviais ao planejamento urbano, com o conceito de cidade-esponja, surge como alternativa para mitigar os impactos desta problemática. Neste contexto, a utilização de misturas asfálticas abertas na composição de pavimentos permeáveis é uma técnica que contribui para essas soluções. No Brasil, este tipo de mistura asfáltica é empregado na produção de revestimentos conhecidos como Camada Porosa de Atrito (CPA) e possui elevada porcentagem de vazios, entre 18% e 25%, que permitem a drenagem da água superficial em dias chuvosos. No entanto, o envelhecimento precoce é uma das principais fontes de problemas encontrados em estruturas de CPA, devido ao seu elevado volume de vazios. Por outro lado, a utilização de agentes rejuvenescedores mostra-se uma alternativa atrativa na reversão do envelhecimento do ligante asfáltico. O objetivo desta pesquisa foi analisar o rejuvenescimento de CPAs por meio da adição de Agregado Poroso Saturado em Óleo de Soja Residual (APSOSR). Para isso, foram realizadas análises químicas e reológicas dos ligantes, extraídos e recuperados, de três variações de CPAs: duas com adição de APSOSR, resultando em 0,5% e 0,7% de óleo de soja residual em relação ao peso da mistura asfáltica, e uma mistura pura. Além disso, verificou-se o comportamento mecânico e funcional dessas misturas, que foram submetidas a protocolos de envelhecimento e envelhecimento/carregamento cíclico. O protocolo de envelhecimento incluiu a combinação de envelhecimento de curto e longo prazo, no qual os corpos de prova compactados foram mantidos em estufa convencional e, em seguida, submetidos à chuva simulada, considerando que os parâmetros que mais interferem no envelhecimento de uma CPA são a temperatura e a umidade. A etapa de carregamento cíclico foi adicionada com o intuito de verificar as possíveis variações na difusão do óleo na mistura quando submetida ao tráfego. A análise química foi realizada para determinar os níveis de oxidação e para identificar, qualitativa e/ou semiquantitativa, a presença de aditivo orgânico nos ligantes. Quanto às propriedades reológicas, estas foram aferidas por meio dos ensaios de Performance Grade (PG), Multiple Stress Creep Recovery (MSCR), curva mestra e Linear Amplitude Sweep (LAS). Em relação à funcionalidade e às propriedades mecânicas, a análise foi baseada nos ensaios de escorrimento, volume de vazios, vazios comunicantes, comportamento drenante, permeabilidade, cântabro, resistência à tração por compressão diametral, dano por umidade induzida e módulo de resiliência. Diante dos resultados, percebeu-se que a adição de óleo, nos teores de 0,5% e 0,7%, mostrou tendências similares, sem diferenças estatisticamente significativas. No entanto, o teor de 0,5% apresentou um desempenho ligeiramente superior, com maior redução nos índices de oxidação em todas as condições analisadas e menor impacto na RT após o envelhecimento. De modo geral, o agregado poroso mostrou-se viável como veículo para agentes rejuvenescedores, oferecendo uma solução para rejuvenescer camadas porosas de atrito sem impactar significativamente as propriedades funcionais e volumétricas da mistura. Contudo, os métodos de extração e recuperação do ligante não proporcionaram resultados consistentes quanto à restauração das propriedades reológicas dos ligantes envelhecidos, não sendo possível atestar a efetiva ação do óleopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil e Ambiental.pt_BR
dc.titleAnálise do efeito da adição de agregado poroso, saturado em óleo de soja residual, no rejuvenescimento de camadas porosas de atrito.pt_BR
dc.date.issued2024-08-08-
dc.description.abstractFloods are common events in large urban centers due to the impermeabilization of natural soil by artificial materials. Integrating stormwater management into urban planning, with the concept of a sponge city, emerges as an alternative to mitigate the impacts of this issue. In this context, the use of open-graded asphalt mixtures in the composition of permeable pavements is a technique that contributes to these solutions. In Brazil, this type of asphalt mixture is used in the production of coatings known as Porous Friction Course (PFC) and has a high percentage of voids, between 18% and 25%, allowing for the drainage of surface water on rainy days. However, premature aging is one of the main issues encountered in PFC structures, due to their high void volume. On the other hand, the use of rejuvenating agents proves to be an attractive alternative in reversing asphalt binder aging. The objective of this research was to analyze the rejuvenation of PFCs through the addition of Porous Aggregate Saturated with Residual Soybean Oil (PASRSO). For this purpose, chemical and rheological analyses of the binders, extracted and recovered, from three variations of PFCs were conducted: two with the addition of PASRSO, resulting in 0.5% and 0.7% residual soybean oil relative to the weight of the asphalt mixture, and one pure mixture. Additionally, the mechanical and functional behavior of these mixtures was examined, which were subjected to aging and aging/cyclic loading protocols. The aging protocol included a combination of short-term and long-term aging, where compacted specimens were kept in a conventional oven and then subjected to simulated rain, considering that the parameters that most influence the aging of PFCs are temperature and humidity. The cyclic loading stage was added to assess potential variations in oil diffusion within the mixture under traffic conditions. Chemical analysis was conducted to determine oxidation levels and to qualitatively and/or semi-quantitatively identify the presence of organic additive in the binders. Regarding rheological properties, these were assessed through Performance Grade (PG), Multiple Stress Creep Recovery (MSCR), master curve, and Linear Amplitude Sweep (LAS) tests. In terms of functionality and mechanical properties, the analysis was based on rutting tests, void volume, communicating voids, draining behavior, permeability, Cantabro abrasion loss, tensile strength by diametral compression, moisture-induced damage, and resilience modulus. From the results, it was observed that the addition of oil at 0.5% and 0.7% showed similar trends, with no statistically significant differences. However, the 0.5% content showed slightly better performance, with greater reduction in oxidation indices under all analyzed conditions and less impact on RT after aging. Overall, porous aggregate proved feasible as a carrier for rejuvenating agents, offering a solution to rejuvenate porous friction course layers without significantly impacting the functional and volumetric properties of the mixture. However, the methods of binder extraction and recovery did not consistently restore the rheological properties of aged binders, making it difficult to confirm the effective action of the oil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39687-
dc.date.accessioned2024-12-23T18:43:05Z-
dc.date.available2024-12-23-
dc.date.available2024-12-23T18:43:05Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectCamada porosa de atrito (CPA)pt_BR
dc.subjectAgentes rejuvenescedorespt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectVermiculitapt_BR
dc.subjectPorous friction layer (CPA)pt_BR
dc.subjectRejuvenating agentspt_BR
dc.subjectAgingpt_BR
dc.subjectVermiculitept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Talita Miranda de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the effect of adding porous aggregate, saturated in residual soybean oil, on the rejuvenation of porous friction layers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.relationCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Talita Miranda de. Análise do efeito da adição de agregado poroso, saturado em óleo de soja residual, no rejuvenescimento de camadas porosas de atrito. 2024. 201 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental

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TALITA MIRANDA DE SOUSA - TESE (PPGECA) 2024.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


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