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dc.creator.IDSANTOS, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3078278670599793pt_BR
dc.contributor.advisor1VIERA, Vanessa Bordin.-
dc.contributor.advisor1IDVIERA, VANESSA BORDIN.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1741144767373797pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ALVES, Maria Elizângela Ferreira.-
dc.contributor.advisor-co1IDALVES, M. E. F.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7802812017678108pt_BR
dc.contributor.referee1DUTRA, Larissa Maria Gomes.-
dc.contributor.referee1IDDUTRA, L. M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668956955055841pt_BR
dc.description.resumoA rotulagem de alimentos é um meio importante de comunicação entre consumidor e produto, através de suas informações, impacta diretamente nas escolhas alimentares dos indivíduos, seja favorecendo ou não a compra, diante de seu papel, é necessário o cumprimento das legislações que a regem, a fim de garantir a sua eficiência. Considerando a bebida láctea achocolatada um alimento altamente consumido pelo público infantil, sua rotulagem deve conter obrigatoriamente as informações necessárias para informar ao consumidor sobre seu conteúdo. Desse modo, faz-se imprescindível analisar a rotulagem e qualidade nutricional de bebidas lácteas achocolatadas amplamente consumidas pelo público infantil. Trata-se de uma pesquisa transversal descritiva, realizada em supermercados do estado da Paraíba-PB, onde foram analisadas bebidas lácteas de sabor chocolate. Para realizar a análise de rotulagem e qualidade nutricional foi elaborado um check list, que teve como base as resoluções RDC no 727, de 1 de julho de 2022, RDC no 429, de 8 de outubro de 2020, IN no 75, de 8 de outubro de 2020 , a IN n°16 de 23 de agosto de 2005 , e a Lei no 10.674, de 16 de maio de 2003. Os dados obtidos do check list foram tabulados no Excel para possibilitar a análise estatística. Com as análises dos dados observou-se que existem irregularidades nos rótulos do produto, onde nenhuma mostrou-se totalmente adequada, sendo o maior percentual de adequação com 97,37% e o menor com 78,95%. Apenas a Lei no 10.674 mostrou-se 100% adequada nos rótulos analisados. Dessa forma, é imprescindível a adequação dos rótulos por parte das indústrias de alimentos, a fim de garantir os direitos dos consumidores, respeitando a função fundamental de vínculo entre consumidor e produto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência e Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.titleAnálise de rotulagem e qualidade nutricional de bebidas lácteas achocolatadas consumidas pelo público infantil.pt_BR
dc.date.issued2024-09-05-
dc.description.abstractFood labeling is an important means of communication between consumers and products. Information directly impacts individuals' food choices, whether or not it favors the purchase. Given its role, it is necessary to comply with the legislation that governs it to guarantee its efficiency. Considering that chocolate milk drinks are a food that is highly consumed by children, their labeling must contain the necessary information to inform the consumer about their content. Therefore, it is essential to analyze the labeling and nutritional quality of chocolate milk drinks widely consumed by children. This is a descriptive cross-sectional study carried out in supermarkets in Paraíba-PB, where chocolate-flavored dairy drinks were analyzed. This is a descriptive cross-sectional study carried out in supermarkets in Paraíba-PB, where chocolate-flavored dairy drinks were analyzed. To carry out the analysis of labeling and nutritional quality, a checklist was prepared, which was based on resolutions RDC No. 727 of July 1 2022, RDC No. 429, of October 8, 2020, IN No. 75, of October 8, 2020 IN No. 16 of August 23, 2005, and Law No. 10,674, of May 16, 2003. The data obtained from the checklist were tabulated in Excel to enable statistical analysis. Through data analysis, it was observed that there are irregularities in the product labels none of which were shown to be completely adequate with the highest percentage of adequacy being 97.37% and the lowest being 78.95%. Only Law No. 10,674 was 100% adequate in the labels analyzed. Therefore it is essential that food industries adapt their labels in order to guarantee consumer rights respecting the fundamental function of the link between consumer and product.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39600-
dc.date.accessioned2024-12-19T12:20:15Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-19T12:20:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia de alimentospt_BR
dc.subjectRotulagem de alimentospt_BR
dc.subjectAlimentos - rotulagempt_BR
dc.subjectRótulo - alimentospt_BR
dc.subjectBebidas lácteas - rótulos - público infantilpt_BR
dc.subjectAchocolatado - rótulo - análisept_BR
dc.subjectBebida láctea - rótulo - criançaspt_BR
dc.subjectAchocolatado - rótulo - qualidadept_BR
dc.subjectFood technologypt_BR
dc.subjectFood labelingpt_BR
dc.subjectFood - labelingpt_BR
dc.subjectLabel - foodpt_BR
dc.subjectDairy drinks - labels - public children'spt_BR
dc.subjectDairy drinks - labels - public children'spt_BR
dc.subjectDairy drink - label - childrenpt_BR
dc.subjectChocolate milk - label - qualitypt_BR
dc.subjectTecnología alimentariapt_BR
dc.subjectEtiquetado de alimentospt_BR
dc.subjectAlimento - etiquetadopt_BR
dc.subjectEtiqueta - comidapt_BR
dc.subjectBebidas lácteas - etiquetas - público para niñospt_BR
dc.subjectLeche con chocolate - etiqueta - análisispt_BR
dc.subjectBebida láctea - etiqueta - niñospt_BR
dc.subjectLeche con chocolate - etiqueta - calidadpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Raisa Silva dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLabeling analysis and nutritional quality of dairy drinks chocolate drinks consumed by children.pt_BR
dc.title.alternativeAnálisis de etiquetado y calidad nutricional de bebidas lácteas. Bebidas de chocolate consumidas por niños.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Raisa Silva dos. Análise de rotulagem e qualidade nutricional de bebidas lácteas achocolatadas consumidas pelo público infantil. 2024. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEl etiquetado de los alimentos es un importante medio de comunicación entre el consumidor y el producto, a través de su información, impacta directamente las elecciones de alimentos de las personas, ya sea que favorezca o no la compra, dado su rol, es necesario cumplir con las legislación que lo regula, con el fin de garantizar su eficiencia. Teniendo en cuenta la bebida láctea La leche chocolatada es un alimento muy consumido por los niños, su etiquetado debe deberá contener la información necesaria para informar al consumidor sobre su contenido. Por ello, es fundamental analizar el etiquetado y la calidad nutricional de los Bebidas con leche chocolatada muy consumidas por los niños. es un investigación descriptiva transversal, realizada en supermercados del estado de Paraíba-PB, donde Se analizaron bebidas lácteas con sabor a chocolate. Para realizar análisis de etiquetado y calidad nutricional, se elaboró ​​una lista de verificación, la cual se basó en las resoluciones del RDC en 727, de 1 de julio de 2022, RDC n.º 429, de 8 de octubre de 2020, IN n.º 75, de 8 de octubre. de 2020, IN n° 16 de 23 de agosto de 2005, y Ley n° 10.674, de 16 de mayo de 2003. Tú Los datos obtenidos de la lista de verificación se tabularon en Excel para permitir el análisis estadístico. Con el análisis de los datos se pudo observar que existen irregularidades en las etiquetas de los productos, donde ninguno demostró ser completamente adecuado, siendo el mayor porcentaje de adecuación con 97,37% y la más baja con 78,95%. Sólo la Ley N° 10.674 demostró ser 100% adecuada en etiquetas analizadas. Por tanto, es fundamental que las etiquetas se adapten a industrias alimentarias, con el fin de garantizar los derechos de los consumidores, respetando la función vínculo fundamental entre consumidor y producto.pt_BR
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