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dc.creator.IDLACERDA, F. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4105429799742441pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Ivanalda Dantas da.
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.referee1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2MELO, Josandra Araujo Barreto de.
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Adeliane Vieira de.
dc.description.resumoEsta dissertação trata do caminho percorrido pelos licenciandos em Geografia até se tornarem professores na Educação Básica, as principais desafios e facilidades no início da carreira docente. Esta pesquisa foi realizada com um grupo de 12 professores egressos do Centro de Formação de Professores (CFP), que hoje atuam na docência de Geografia em escolas públicas e privadas dos estados da Paraíba e Ceará. Assim, elegemos como objetivo geral analisar como ocorre o processo de adaptação dos professores de Geografia no início da sua atuação docente, e se este compromete a sua atuação docente e a construção dos saberes geográficos na sala de aula da Educação Básica. É importante destacarmos inicialmente que o professor passa por alguns desafios no seu processo de adaptação no espaço de trabalho, a dificuldade de ingressar no mundo do trabalho, a falta de estrutura física da escola, o suporte pedagógico, os salários baixos, a redução da carga horária da disciplina de Geografia e, a obrigatoriedade de execução de um currículo de cunho basicamente tecnicista que não valoriza o desenvolvimento crítico/reflexivo do aluno. Para a compreensão dessas questões adotamos como objetivos específicos: a- Discutir acerca da formação de professores e o ensino de Geografia no Brasil; b- Refletir acerca da formação de professores no início de carreira, as dificuldades dos professores de Geografia; c- Identificar as áreas de atuação no ensino de Geografia dos Professores Iniciantes e os reflexos no trabalho como professor. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa com a utilização de questionário semiaberto. Os sujeitos da pesquisa são 12 professores formados entre os anos de 2015 até o ano de 2023 e que tem até três anos de atuação enquanto professor de Geografia nos Estados Paraíba e Ceará. A coleta dos dados aconteceu entre abril e dezembro de 2023. A técnica de análise dos dados foi análise de conteúdo temática, observando a frequência das respostas. Os principais resultados dessa pesquisa enfatizam que: os professores têm maiores dificuldades com a indisciplina do aluno, desinteresse do aluno na disciplina de geografia, em buscar novas metodologias para as suas aulas, pois muitos se detém nas aulas expositivas, alguns professores também apresentam dificuldades em alguns conteúdos da geografia. Como perspectivas, essa pesquisa contribui para o redimensionamento de ações que possam colaborar para a prática dos professores de geografia em início de carreira nas regiões estudadas, podendo também servir de base para investigações em outros contextos, tendo em vista que a falta de experiência no ambiente escolar foi o principal resultado aqui encontrado, mas pode se apresentar de outra maneira em outras pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPROFGEOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleCaminhos iniciais da docência: atuação dos professores de Geografia na educação básica.pt_BR
dc.date.issued2024-08-08
dc.description.abstractThis dissertation deals with the path taken by Geography graduates until they become teachers in Basic Education, the main challenges and facilities at the beginning of their teaching career. This research was carried out with a group of 12 teachers who graduated from the Teacher Training Center (CFP), who currently teach Geography in public and private schools in the states of Paraíba and Ceará. Thus, we chose as a general objective to analyze how the adaptation process of Geography teachers occurs at the beginning of their teaching activity, and whether this compromises their teaching performance and the construction of geographic knowledge in the Basic Education classroom. It is important to initially highlight that the teacher goes through some challenges in his process of adapting to the work space, the difficulty of entering the world of work, the lack of physical structure at the school, pedagogical support, low salaries, reduced workload timetable for the Geography subject and the mandatory implementation of a basically technical curriculum that does not value the student's critical/reflective development. To understand these issues, we adopted the following specific objectives: a- Discuss teacher training and Geography teaching in Brazil; b- Reflect on teacher training at the beginning of their careers, the difficulties faced by Geography teachers; c- Identify the areas of activity in teaching Geography for Beginning Teachers and the effects on their work as a teacher. We adopted qualitative research as a methodology using a semi-open questionnaire. The research subjects are 12 teachers trained between 2015 and 2023 and who have worked for up to three years as a Geography teacher in the states of Paraíba and Ceará. Data collection took place between April and December 2023. The data analysis technique was thematic content analysis, observing the frequency of responses. The main results of this research emphasize that: teachers have greater difficulties with student indiscipline, student lack of interest in the subject of geography, in seeking new methodologies for their classes, as many focus on expository classes, some teachers also have difficulties in some geography content. As perspectives, this research contributes to the resizing of actions that can contribute to the practice of geography teachers at the beginning of their careers in the regions studied, and can also serve as a basis for investigations in other contexts, considering that the lack of experience in the environment school was the main result found here, but it may be presented differently in other studies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39582
dc.date.accessioned2024-12-18T17:43:19Z
dc.date.available2024-12-18
dc.date.available2024-12-18T17:43:19Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectFormação de professores - geografiapt_BR
dc.subjectPrática profissional - desafiospt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectTeacher training – geographypt_BR
dc.subjectProfessional practice – challengespt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Francisca das Chagas Silveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInitial paths to teaching: performance of Geography teachers in basic education.pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Francisca das Chagas Silveira. Caminhos iniciais da docência: atuação dos professores de geografia na educação básica. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em Rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

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