Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39552
Title: | Metodologias para o ensino de química na EJA: uma revisão bibliográfica. |
Other Titles: | Methodologies for teaching chemistry at EJA: a review bibliographic. Metodologías para la enseñanza de la química en la EJA: una revisión bibliográfico. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Rita de Cássia Limeira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUZA, Glageane da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SILVA, Jussiê Ubaldo da. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA, Leiliane Alves da. |
Keywords: | Ensino de química;Ensino de química - EJA;Química -EJA - ensino - metodologias;Química - EJA - compreensão;Química - EJA - ensino;Teaching chemistry;Chemistry teaching - EJA;Chemistry -EJA - teaching - methodologies;Chemistry - EJA - understanding;Chemical - EJA - teaching;Enseñanza de química;Enseñanza de química - EJA;Química -EJA- enseñanza - metodologías;Química - EJA - comprensión;Químico - EJA - enseñanza |
Issue Date: | 11-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Rita de Cássia Limeira. Metodologias para o ensino de química na EJA: uma revisão bibliográfica. 2024. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos alunos que não concluíram os estudos na idade recomendada. No geral, as turmas da EJA são compostas por alunos que trabalham e são responsáveis pelo sustento de sua família. Como a química é tida pelos alunos como uma disciplina complexa, cabe ao professor buscar metodologias diferenciadas que auxiliem os estudantes a compreenderem melhor a química, especialmente os alunos da EJA. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre metodologias de ensino que podem ser utilizadas durante as aulas, com a finalidade de tornar o ensino dessa matéria mais atrativo para os alunos. A busca pelos trabalhos foi realizada no periódico da CAPES, no período de 2017 a 2022. Os resultados indicam que o uso de metodologias diferenciadas, faz com que os alunos se sintam motivados, sendo participativos durante as aulas e construindo uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma, é possível afirmar que utilizar estratégias metodológicas diferenciadas desperta no aluno da EJA o interesse por aprender, podendo contribuir significativamente para o ensino e aprendizagem desses estudantes. |
Abstract: | Youth and adult education (EJA) is a type of education aimed at students who have not completed their studies at the recommended age. In general, EJA classes are composed of students who work and are responsible for supporting their families. Since chemistry is considered a complex subject by students, it is up to the teacher to seek differentiated methodologies that help students better understand chemistry, especially EJA students. In this sense, the objective of this work was to research teaching methodologies that can be used during classes, with the purpose of making the teaching of this subject more attractive to students. The search for papers was carried out in the CAPES journal, from 2017 to 2022. The results indicate that the use of differentiated methodologies makes students feel motivated, being participatory during classes and building more meaningful learning. Thus, it is possible to affirm that using differentiated methodological strategies awakens EJA students' interest in learning, and can contribute significantly to the teaching and learning of these students. |
???metadata.dc.description.resumen???: | La educación de jóvenes y adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza dirigida a estudiantes que no completó estudios a la edad recomendada. En general, las clases EJA están compuestas por estudiantes que trabajan y son responsables de sustentar a sus familias. como es la quimica considerado por los estudiantes como un tema complejo, corresponde al docente buscar metodologías actividades diferenciadas que ayudan a los estudiantes a comprender mejor la química, especialmente Estudiantes de la EJA. En este sentido, el objetivo de este trabajo fue investigar metodologías para enseñanza que se pueda utilizar durante las clases, con el propósito de hacer más fácil la enseñanza de este tema más atractivo para los estudiantes. La búsqueda de trabajos se realizó en la revista CAPES, de 2017 a 2022. Los resultados indican que el uso de metodologías diferenciado, hace que los estudiantes se sientan motivados, participando durante las clases y construir aprendizajes más significativos. De esta manera, es posible afirmar que utilizando estrategias metodológicas diferenciadas despiertan el interés de los estudiantes de la EJA por aprender, pudiendo contribuir significativamente a la enseñanza y aprendizaje de estos estudiantes. |
Keywords: | Ensino de química Ensino de química - EJA Química -EJA - ensino - metodologias Química - EJA - compreensão Química - EJA - ensino Teaching chemistry Chemistry teaching - EJA Chemistry -EJA - teaching - methodologies Chemistry - EJA - understanding Chemical - EJA - teaching Enseñanza de química Enseñanza de química - EJA Química -EJA- enseñanza - metodologías Química - EJA - comprensión Químico - EJA - enseñanza |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ensino-Aprendizagem |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39552 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RITA DE CÁSSIA LIMEIRA SANTOS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2024.pdf | Rita de Cássia Limeira Santos - TCC Licenciatura em Química CES 2024 | 252 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.