Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39552
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, R. C. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3002839446370885pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jussiê Ubaldo da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, J. U.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3028612736218078pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Leiliane Alves da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, L. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7921207915607413pt_BR
dc.description.resumoA educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos alunos que não concluíram os estudos na idade recomendada. No geral, as turmas da EJA são compostas por alunos que trabalham e são responsáveis pelo sustento de sua família. Como a química é tida pelos alunos como uma disciplina complexa, cabe ao professor buscar metodologias diferenciadas que auxiliem os estudantes a compreenderem melhor a química, especialmente os alunos da EJA. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre metodologias de ensino que podem ser utilizadas durante as aulas, com a finalidade de tornar o ensino dessa matéria mais atrativo para os alunos. A busca pelos trabalhos foi realizada no periódico da CAPES, no período de 2017 a 2022. Os resultados indicam que o uso de metodologias diferenciadas, faz com que os alunos se sintam motivados, sendo participativos durante as aulas e construindo uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma, é possível afirmar que utilizar estratégias metodológicas diferenciadas desperta no aluno da EJA o interesse por aprender, podendo contribuir significativamente para o ensino e aprendizagem desses estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleMetodologias para o ensino de química na EJA: uma revisão bibliográfica.pt_BR
dc.date.issued2024-10-11-
dc.description.abstractYouth and adult education (EJA) is a type of education aimed at students who have not completed their studies at the recommended age. In general, EJA classes are composed of students who work and are responsible for supporting their families. Since chemistry is considered a complex subject by students, it is up to the teacher to seek differentiated methodologies that help students better understand chemistry, especially EJA students. In this sense, the objective of this work was to research teaching methodologies that can be used during classes, with the purpose of making the teaching of this subject more attractive to students. The search for papers was carried out in the CAPES journal, from 2017 to 2022. The results indicate that the use of differentiated methodologies makes students feel motivated, being participatory during classes and building more meaningful learning. Thus, it is possible to affirm that using differentiated methodological strategies awakens EJA students' interest in learning, and can contribute significantly to the teaching and learning of these students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39552-
dc.date.accessioned2024-12-18T12:04:41Z-
dc.date.available2024-12-18-
dc.date.available2024-12-18T12:04:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino de química - EJApt_BR
dc.subjectQuímica -EJA - ensino - metodologiaspt_BR
dc.subjectQuímica - EJA - compreensãopt_BR
dc.subjectQuímica - EJA - ensinopt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectChemistry teaching - EJApt_BR
dc.subjectChemistry -EJA - teaching - methodologiespt_BR
dc.subjectChemistry - EJA - understandingpt_BR
dc.subjectChemical - EJA - teachingpt_BR
dc.subjectEnseñanza de químicapt_BR
dc.subjectEnseñanza de química - EJApt_BR
dc.subjectQuímica -EJA- enseñanza - metodologíaspt_BR
dc.subjectQuímica - EJA - comprensiónpt_BR
dc.subjectQuímico - EJA - enseñanzapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Rita de Cássia Limeira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMethodologies for teaching chemistry at EJA: a review bibliographic.pt_BR
dc.title.alternativeMetodologías para la enseñanza de la química en la EJA: una revisión bibliográfico.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Rita de Cássia Limeira. Metodologias para o ensino de química na EJA: uma revisão bibliográfica. 2024. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenLa educación de jóvenes y adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza dirigida a estudiantes que no completó estudios a la edad recomendada. En general, las clases EJA están compuestas por estudiantes que trabajan y son responsables de sustentar a sus familias. como es la quimica considerado por los estudiantes como un tema complejo, corresponde al docente buscar metodologías actividades diferenciadas que ayudan a los estudiantes a comprender mejor la química, especialmente Estudiantes de la EJA. En este sentido, el objetivo de este trabajo fue investigar metodologías para enseñanza que se pueda utilizar durante las clases, con el propósito de hacer más fácil la enseñanza de este tema más atractivo para los estudiantes. La búsqueda de trabajos se realizó en la revista CAPES, de 2017 a 2022. Los resultados indican que el uso de metodologías diferenciado, hace que los estudiantes se sientan motivados, participando durante las clases y construir aprendizajes más significativos. De esta manera, es posible afirmar que utilizando estrategias metodológicas diferenciadas despiertan el interés de los estudiantes de la EJA por aprender, pudiendo contribuir significativamente a la enseñanza y aprendizaje de estos estudiantes.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RITA DE CÁSSIA LIMEIRA SANTOS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2024.pdfRita de Cássia Limeira Santos - TCC Licenciatura em Química CES 2024252 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.