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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39366
Title: | A espacialidade da exclusão educacional de estudantes do ensino médio em Catolé do Rocha - PB: Escola Cidadã e EJA Semipresencial. |
Other Titles: | The spatiality of educational exclusion of high school students in Catolé do Rocha - PB: Citizen School and Blended EJA. |
???metadata.dc.creator???: | MELO, Suelene Barreto de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SERRA, Enio José Serra dos Santos. |
Keywords: | Geografia da Educação;Ensino Médio;Educação de Jovens e Adultos (EJA) Semipresencial;Escola Cidadã Integral;Exclusão de Estudantes - Ensino Médio;Geography of Education;High School;Blended Youth and Adult Education (EJA);Full-Time Citizen School;Student Exclusion - High School |
Issue Date: | 23-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MELO, Suelene Barreto de. A espacialidade da exclusão educacional de estudantes do ensino médio em Catolé do Rocha - PB: Escola Cidadã e EJA Semipresencial. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação tem como principal objetivo compreender a relação entre a implantação das Escolas Cidadãs de tempo integral de ensino médio em Catolé do Rocha - PB, a redução do número de matrículas nestas instituições, a evasão escolar, a migração dos estudantes entre escolas com modalidade de ensino distintas e o aumento das matrículas de jovens oriundos destas escolas, na Educação de Jovens e Adultos (EJA Semipresencial) no referido município, como um processo de exclusão educacional. Pautada na Geografia da Educação e na perspectiva de análise crítica dos fenômenos, não discutiremos o ensino de Geografia especificamente, mas a escola como um espaço que vem sendo disputado. Assim, entendemos que as atuais políticas educacionais nacionais destinadas ao ensino médio e a educação de jovens e adultos foram implantadas para atender os interesses do sistema capitalista, gerando uma dicotomia histórica entre a educação propedêutica para a elite e o ensino técnico e/ou aligeirado da EJA para a classe trabalhadora. Toda essa desigualdade vem sendo agravada pela influência de políticas neoliberais destinadas a educação brasileira a partir da década de 1990, criando novas formas de controlar o ensino médio, a formação da juventude, os professores e a gestão das escolas, de acordo com os interesses do mercado. Sob essa lógica neoliberal o projeto Escolas Cidadãs Integral, que funciona em tempo integral, foram implantadas em todos os municípios do estado da Paraíba, política educacional que provocou evasão escolar, transferências de alunos e professores para outras instituições escolares e a exclusão de parte da juventude ao acesso a uma educação pautada na convivência entre os pares e com os professores e na construção de conhecimentos. A análise desse processo histórico foi apresentada ao longo dos capítulos, com destaque para o fenômeno espaço social de exclusão encontrado em escolas de Catolé do Rocha - PB, apoiada nos dados estatísticos que foram analisados visando demonstrar a questão central desta dissertação, ou seja, como a escola neoliberal exclui do espaço escolar aqueles que mais precisam dela. Assim, este trabalho que é um estudo de Geografia da Educação tem a intenção de contribuir para o debate sobre a política educacional para o ensino médio e para EJA que tem ampliado as desigualdades sociais e econômicas no país, com destaque para as especificidades em Catolé do Rocha - PB. |
Abstract: | The main objective of this dissertation is to understand the relationship between the implementation of full-time high school Citizen Schools in Catolé do Rocha 3 PB, the reduction in the number of enrollments in these institutions, school dropout rates, migration of students between schools with different teaching methods and the increase enrollment of young people from these schools, in Youth and Adult Education (EJA Semi-presential) in the aforementioned municipality, as a process of exclusion educational. Based on the Geography of Education and the perspective of critical analysis of phenomena, we will not discuss the teaching of Geography, but the school as a space that has been disputed, thus, we understand that current national educational policies intended for secondary education and the education of Young people and adults were implemented to meet the interests of the capitalist system, generating a historical dichotomy between propaedeutic education for the elite and EJA technical and/or light education for working class. All this inequality has been aggravated by the influence of neoliberal policy in Brazilian education from the 1990s onwards, creating newways to control secondary education, youth training, teachers and management of schools, in accordance with market interests. Under this neoliberal logic the Integral Citizen Schools project, which operates full-time, was implemented in all municipalities in the state of Paraíba, an educational policy that caused dropouts school, transfers of students and teachers to other educational institutions and the exclusion of part of the youth from access to an education based on coexistence between peers and with teachers and in the construction of knowledge. The analysis of this historical process was presented throughout the chapters, with emphasis on the social space phenomenon of exclusion found in schools in Catolé do Rocha 3 PB, supported by statistical data that were analyzed in order to demonstrate the issue central to this dissertation, that is, how the neoliberal school excludes from the school space those who need it most. Thus, this work, which is a study of Geography of Education aims to contribute to the debate on educational policy for the secondary education and EJA, which has increased social and economic inequalities in country, with emphasis on the specificities in Catolé do Rocha - PB. |
Keywords: | Geografia da Educação Ensino Médio Educação de Jovens e Adultos (EJA) Semipresencial Escola Cidadã Integral Exclusão de Estudantes - Ensino Médio Geography of Education High School Blended Youth and Adult Education (EJA) Full-Time Citizen School Student Exclusion - High School |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39366 |
Appears in Collections: | PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional |
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SUELENE BARRETO DE MELO - DISSERTAÇÃO (PROFGEO) 2024.pdf | 3.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
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