Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Marcelo Carvalho.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7842074580167528pt_BR
dc.contributor.referee1ALBUQUERQUE , Francisco Sibério Bezerra.-
dc.contributor.referee2FERNANDES, José de Arimatéia.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem a proposta de apresentar uma parte introdutória, mas signi Ącativamente consistente, da teoria dos grafos aos professores do Ensino Básico com Ąnalidade de ser uma sugestão para a sala de aula de matemática, procurando acompa nhar um pouco do dinamicismo imposto pelas transformações tecnológicas correntes. Com esse Ąm, realizamos uma pesquisa bibliográĄca (livros, artigos e internet) resul tante em um apanhado de conceitos introdutórios à teoria dos grafos, que consideramos suĄcientes para dar suporte ao desenvolvimento da sequncia didática que propomos. Além do mais, exploramos a modelagem, de maneira simpliĄcada, de alguns aplicativos e sites de redes sociais, por meio do uso de grafos, implementando com a ideia de al goritmos de recomendação. Buscamos assim promover um alerta aos estudantes, visto que, tais algoritmos cada vez mais inĆuenciam no modo com o qual interagimos ao na vegar. A ideia de tais algoritmos é introduzida a partir da apresentação de outros tipos de algoritmos, por exemplo, o Algoritmo de Dijkstra. Finalizamos com uma proposta de sequncia didática, na qual alguns conceitos básicos sobre grafos são abordados e há um direcionamento para um diálogo sobre algoritmos de recomendação e navegação em aplicativos de redes sociais, o que consideramos uma tentativa de contribuição para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, pois, com isso, há a possibilidade do desenvolvimento da consci ncia crítica sobre si e os demais de seu grupo social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemática.pt_BR
dc.titleGrafos no ensino básico: da compreensão de tecnologias contemporâneas ao desenvolvimento socioemocional.pt_BR
dc.date.issued2023-10-23-
dc.description.abstractThe present work aims to present an introductory, but signiĄcantly consistent, part of graph theory to Basic Education teachers with the purpose of being an suggestion for the mathematics classroom, trying to accomplish some of the dynamism imposed by current technological transformations. To this end, we have performed a bibliograph ical research (books, articles and internet) resulting in a collection of introductory concepts to graph theory, which we consider suicient to support the development of the didactic sequence proposed. Furthermore, we have explored the modeling, in a simpliĄed way, of some applications and social networking sites, through the use of graphs, implementing the idea of recommendation algorithms, in order to promote an alert to students, given that such algorithms inĆuence, more and more, the way we interact when browsing. The idea of such algorithms is introduced from the study of other types of algorithms, for example, the Dijkstra Algorithm. We Ąnished with a proposal for a didactic sequence, in which some basic concepts about graphs are ad dressed and there is a direction for a dialogue about recommendation algorithms and browsing in social network applications, which we consider an attempt to contribute to the socio-emotional development of students, dueto the possibility of developing critical awareness about themselves and others in their social group.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39365-
dc.date.accessioned2024-12-09T18:33:54Z-
dc.date.available2024-12-09-
dc.date.available2024-12-09T18:33:54Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGrafospt_BR
dc.subjectMatemática aplicadapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_BR
dc.subjectGraphspt_BR
dc.subjectApplied mathematicspt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectSocio-emotional developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Lucivaldo José de Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGraphs in basic education: from understanding contemporary technologies to socio-emotional development.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Lucivaldo José de Andrade. Grafos no ensino básico: da compreensão de tecnologias contemporâneas ao desenvolvimento socioemocional. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIVALDO JOSÉ DE ANDRADE PEREIRA - DISSERTAÇÃO (PROFMAT) 2024.pdf6.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.