Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39280
Title: Modos contemporâneos de inclusão escolar: um estudo de casos múltiplos em escolas públicas da Paraíba.
Other Titles: Contemporary modes of school inclusion: a multiple case study in public schools in Paraíba.
???metadata.dc.creator???: SERPA, Martha Helena Burity.
Keywords: Educação especial;Inclusão escolar;Estudo de caso;Exclusão escolar;Deficiência e educação;Políticas de alteridade;Estranhos - educação especial;Educação inclusiva;Escola de Educação Infantil e Fundamental Francisco de Assis;Escola Municipal poeta Álvaro Guedes Pinheiro;Autistas;Transtorno do espectro autista;Teoria do estigma;Special education;School inclusion;Case study;School exclusion;Disability and education;Alterity policies;Strangers - special education;Inclusive education;Francisco de Assis Elementary and Early Childhood Education School;Álvaro Guedes Pinheiro Municipal Poet School;Autistic people;Autistic spectrum disorder;Stigma theory
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SERPA, Martha Helena Burity. Modos contemporâneos de inclusão escolar: um estudo de casos múltiplos em escolas públicas da Paraíba. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2015. ISBN: 978-85-8001-141-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39280
???metadata.dc.description.resumo???: Na atualidade, em várias partes do mundo, busca-se combater a exclusão social. Uma das alternativas é a busca de uma educação inclusiva, a qual procura atender a toda e qualquer diversidade, seja de etnia, classe social, gênero, religião, idade e das pessoas com deficiência, sujeitos de nosso estudo, em prol de uma sociedade mais justa e solidária. Nesse contexto, nossa pesquisa se apoia no seguinte questionamento básico: de que maneiras se dá a inclusão escolar de alunos e alunas com deficiência, sobretudo, aqueles (as) com deficiências intelectuais e as com transtornos globais do desenvolvimento (espectro do autismo) no espaço educacional brasileiro? Na busca de respostas, consideramos: 1) A contribuição de Bauman, em sua reflexão sobre a construção sociocultural do normal e do anormal, e na analogia entre esta e as noções de pureza e impureza; 2) A interpretação de Bourdieu em relação ao funcionamento do espaço educacional, montado para privilegiar e confirmar a lógica de acumulação de capitais de diversas ordens, inclusive o intelectual, estando os indivíduos com deficiências intelectuais já destinados ao fracasso e à exclusão; 3) A teoria do estigma, de Goffman, a partir da qual podemos interpretar as dificuldades da inclusão escolar dos alunos e alunas com deficiência como estando ligadas aos processos de estigmatização e aos preconceitos que cercam este grupo, construídos no âmbito escolar como um desdobramento de dinâmicas socioculturais em curso na sociedade envolvente. Com relação aos aspectos metodológicos, realizamos estudos de casos múltiplos, realizados em uma escola pública, em Cajazeiras- PB e outra em Campina Grande -PB, sendo apresentada a análise dos documentos e de umconjunto de dados coletados, por meio de entrevistas e registros audiovisuais dos dois cenários empíricos escolhidos. A investigação nos conduziu a compreender o estigma, entre outras dificuldades, a exemplo das representações dos professores sobre as necessidades escolares de alunos com deficiência, como um dos grandes entraves para a concretização de uma escola verdadeiramente inclusiva.
Keywords: Educação especial
Inclusão escolar
Estudo de caso
Exclusão escolar
Deficiência e educação
Políticas de alteridade
Estranhos - educação especial
Educação inclusiva
Escola de Educação Infantil e Fundamental Francisco de Assis
Escola Municipal poeta Álvaro Guedes Pinheiro
Autistas
Transtorno do espectro autista
Teoria do estigma
Special education
School inclusion
Case study
School exclusion
Disability and education
Alterity policies
Strangers - special education
Inclusive education
Francisco de Assis Elementary and Early Childhood Education School
Álvaro Guedes Pinheiro Municipal Poet School
Autistic people
Autistic spectrum disorder
Stigma theory
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39280
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MODOS CONTEMPORÂNEOS DE INCLUSÃO ESCOLAR - LIVRO EDUFCG 2015.pdfModos contemporâneos de inclusão escolar: um estudo de casos múltiplos em escolas públicas da Paraíba. - Livro Edufcg 201541.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.