Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNa atualidade, em várias partes do mundo, busca-se combater a exclusão social. Uma das alternativas é a busca de uma educação inclusiva, a qual procura atender a toda e qualquer diversidade, seja de etnia, classe social, gênero, religião, idade e das pessoas com deficiência, sujeitos de nosso estudo, em prol de uma sociedade mais justa e solidária. Nesse contexto, nossa pesquisa se apoia no seguinte questionamento básico: de que maneiras se dá a inclusão escolar de alunos e alunas com deficiência, sobretudo, aqueles (as) com deficiências intelectuais e as com transtornos globais do desenvolvimento (espectro do autismo) no espaço educacional brasileiro? Na busca de respostas, consideramos: 1) A contribuição de Bauman, em sua reflexão sobre a construção sociocultural do normal e do anormal, e na analogia entre esta e as noções de pureza e impureza; 2) A interpretação de Bourdieu em relação ao funcionamento do espaço educacional, montado para privilegiar e confirmar a lógica de acumulação de capitais de diversas ordens, inclusive o intelectual, estando os indivíduos com deficiências intelectuais já destinados ao fracasso e à exclusão; 3) A teoria do estigma, de Goffman, a partir da qual podemos interpretar as dificuldades da inclusão escolar dos alunos e alunas com deficiência como estando ligadas aos processos de estigmatização e aos preconceitos que cercam este grupo, construídos no âmbito escolar como um desdobramento de dinâmicas socioculturais em curso na sociedade envolvente. Com relação aos aspectos metodológicos, realizamos estudos de casos múltiplos, realizados em uma escola pública, em Cajazeiras- PB e outra em Campina Grande -PB, sendo apresentada a análise dos documentos e de umconjunto de dados coletados, por meio de entrevistas e registros audiovisuais dos dois cenários empíricos escolhidos. A investigação nos conduziu a compreender o estigma, entre outras dificuldades, a exemplo das representações dos professores sobre as necessidades escolares de alunos com deficiência, como um dos grandes entraves para a concretização de uma escola verdadeiramente inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleModos contemporâneos de inclusão escolar: um estudo de casos múltiplos em escolas públicas da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39280-
dc.date.accessioned2024-12-03T21:50:34Z-
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.available2024-12-03T21:50:34Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectExclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeficiência e educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas de alteridadept_BR
dc.subjectEstranhos - educação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEscola de Educação Infantil e Fundamental Francisco de Assispt_BR
dc.subjectEscola Municipal poeta Álvaro Guedes Pinheiropt_BR
dc.subjectAutistaspt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectTeoria do estigmapt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectSchool exclusionpt_BR
dc.subjectDisability and educationpt_BR
dc.subjectAlterity policiespt_BR
dc.subjectStrangers - special educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectFrancisco de Assis Elementary and Early Childhood Education Schoolpt_BR
dc.subjectÁlvaro Guedes Pinheiro Municipal Poet Schoolpt_BR
dc.subjectAutistic peoplept_BR
dc.subjectAutistic spectrum disorderpt_BR
dc.subjectStigma theorypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSERPA, Martha Helena Burity.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContemporary modes of school inclusion: a multiple case study in public schools in Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationSERPA, Martha Helena Burity. Modos contemporâneos de inclusão escolar: um estudo de casos múltiplos em escolas públicas da Paraíba. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2015. ISBN: 978-85-8001-141-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39280pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MODOS CONTEMPORÂNEOS DE INCLUSÃO ESCOLAR - LIVRO EDUFCG 2015.pdfModos contemporâneos de inclusão escolar: um estudo de casos múltiplos em escolas públicas da Paraíba. - Livro Edufcg 201541.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.