Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39143
Title: Revisando a prática de ensino de E/LE em estágios obrigatórios e PIBID: esboço de uma proposta didática reflexiva.
Other Titles: Reviewing the teaching practice of E/LE in mandatory internships and PIBID: outline of a reflective didactic proposal.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Carolina André da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORDEIRO, Fabrício Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Allysson Raone Soares dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Milena Meira Ramos dos.
Keywords: Estágio Supervisionado;Unidade Acadêmica de Letras - UFCG;PIBID - Programa de Iniciação à Docência;Análise Crítica;Proposta Prática;Unidad Académica de Letras - UFCG;PIBID - Programa de Iniciación a la Docencia;Análisis crítico;Propuesta Práctica;Pasantía Supervisada
Issue Date: 28-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Carolina André da. Revisando a prática de ensino de E/LE em estágios obrigatórios e PIBID: esboço de uma proposta didática reflexiva. 2024. 82 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39143
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo apresenta uma pesquisa, ao mesmo tempo, analítica, pedagógica e documental, a respeito da experiência enquanto professora de ELE obtida em disciplinas de Estágio Supervisionado na Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, assim como a vivência como bolsista no programa governamental PIBID (Programa de Iniciação à Docência), também da UFCG. A justificativa encontra-se na necessidade de problematizar a experiência vivida a fim de verificar o que pudemos aprender e o que poderia ser revisto tanto em nossa atuação como naquilo que obtivemos em nossa formação universitária. Neste sentido, mediante uma autoanálise e reflexão sobre o aprendido e o que foi realizado no estágio obrigatório de ELE, perguntamo-nos como as práticas docentes podem contribuir para essa formação. Propusemos possibilidades de revisão de programas nos estágios bem como o que pensamos que poderíamos ser incorporados em termos de planejamento. Para tanto, esta pesquisa-ação, apresentou uma discussão teórica em relação à importância do ensino de ELE e sua formação no Brasil, assim como sobre aspectos relativos ao que é defendido pelos documentos oficiais a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio, seguindo com discussões sobre Estágio Supervisionado e suas contribuições na formação, até culminar com o levantamento sobre o PIBID o qual foi analisado a partir de nossa experiência pessoal. Na sequência, descrevemos um pouco de nossas experiências enquanto estagiária, considerando as atividades realizadas, dificuldades encontradas, etc, bem como realizamos um apanhado do que houve dos nossos relatórios de estágio e do PIBID, além da leitura e análise dos programas propostos em cada um dos planos de disciplinas dos Estágios que realizamos. Por fim, fazemos uma síntese em relação à experiência e realizamos uma proposta didática que inclui planos de aula para os quatro estágios obrigatórios. Em outros termos, como proposta principal, propusemos esboços de princípios e sequências didáticas, escolha de métodos e possibilidades de atividades pensadas para cada um dos estágios, de modo que possa ser útil para outros estudantes que irão passar por este mesmo componente curricular. Espera-se, que esta pesquisa possa servir de algum modo para quem queira atuar na área e para todos os possíveis interessados, sendo assim, os futuros docentes construirão sua identidade profissional mais sólida, fundamentada na reflexão crítica, na experiência real e elementos essenciais para uma atuação docente eficaz e transformadora.
???metadata.dc.description.resumen???: Este estudio presenta una investigación, a la vez analítica, pedagógica y documental, sobre la experiencia como docente de ELE obtenida en disciplinas de Pasantía Supervisada en la Unidad Académica de Letras de la UFCG, así como la experiencia como becario en el programa gubernamental PIBID (Programa de Iniciación a la Enseñanza), también en la UFCG. La justificación radica en la necesidad de problematizar la experiencia vivida con el fin de verificar lo que pudimos aprender y lo que pudo ser revisado tanto en nuestro desempeño como en lo que obtuvimos en nuestra formación universitaria. En este sentido, a través del autoanálisis y la reflexión sobre lo aprendido y lo logrado en la pasantía obligatoria de ELE, nos preguntamos cómo pueden contribuir las prácticas docentes para dicha formación. Proponemos posibilidades de revisión de programas en las prácticas, así como lo que creemos que podríamos incorporar en términos de planificación. Para ello, esta investigación acción presenta una discusión teórica en relación a la importancia de la enseñanza de ELE y su formación en Brasil, así como sobre aspectos relacionados a lo defendido por documentos oficiales como los Parámetros Curriculares Nacionales para la Educación Básica y las Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Media, continuando con discusiones sobre la Pasantía Supervisada y sus contribuciones en la formación, hasta culminar con investigación sobre el PIBID (Programa de Beca de Iniciación a la Docencia) el cual analizamos a partir de nuestra experiencia personal. A continuación, describimos un poco de nuestras experiencias en cuanto becaria, considerando las actividades realizadas, dificultades encontradas, etc., así como una visión general de lo que hubo a partir de nuestros informes de prácticas y de PIBID, además de leer y analizar los programas propuestos en cada uno de los planes de asignaturas de las Prácticas que realizamos. Finalmente, haremos una síntesis en relación a la experiencia y realizaremos una propuesta didáctica que incluya planes de clase para las cuatro prácticas obligatorias. Es decir, como propuesta principal, se plantearon esquemas de principios y secuencias didácticas, elección de métodos y posibilidades de actividades diseñadas para cada una de las prácticas, de manera que pueda ser útil para otros estudiantes que pasarán por este mismo componente curricular. Se espera que esta investigación pueda servir de alguna manera para quienes quieran trabajar en el área y para todos los posibles interesados, así, los futuros docentes construirán su identidad profesional más sólida, a partir de la reflexión crítica, la experiencia real y elementos esenciales para un desempeño docente efectivo y transformador.
Keywords: Estágio Supervisionado
Unidade Acadêmica de Letras - UFCG
PIBID - Programa de Iniciação à Docência
Análise Crítica
Proposta Prática
Unidad Académica de Letras - UFCG
PIBID - Programa de Iniciación a la Docencia
Análisis crítico
Propuesta Práctica
Pasantía Supervisada
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39143
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.