Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39109
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | NASCIMENTO, C. E. L. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6873165790163554 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GOMES, Almir Anacleto de Araújo. | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2471-9939 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FRANÇA, Hális Alves do Nascimento. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-5398-2875 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4542312224663473 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SOUSA, Rafael Barros de. | - |
dc.contributor.referee2ID | SOUSA, R. B. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental, José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito de Pio X, município de Sumé - PB, nas turmas do 8° e 9° ano, contando com a participação de alguns professores que lecionam nas turmas do ensino fundamental II. Nosso estudo está embasado na pesquisa qualitativa, tendo como objetivo principal a observação da relação de uso de jogos de cunho educativo e suas possíveis contribuições no processo de ensino e aprendizagem em turmas dos anos finais do ensino fundamental. Nesta pesquisa, usamos a observação para acompanhar um pouco sobre como era a inserção desse jogo na sala de aula (quando usado). Trabalhamos também com a aplicação de dois tipos de questionários, um direcionado para os alunos e o outro para os professores. Com isso, verificamos que a grande maioria dos entrevistados acredita que o jogo educativo pode, sim, ser usado como método de ensino, alcançando bons resultados, trabalhando de uma forma mais dinâmica. De acordo com as respostas obtidas através dos questionários, podemos observar que o jogo educativo surge como uma nova ferramenta de ensino e aprendizagem, partindo do método tradicional, que ainda é muito utilizado na atualidade, para essa nova metodologia que apresenta o conteúdo programático de forma dinamizada, mas que tem eficácia na obtenção de um resultado positivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação do Campo. | pt_BR |
dc.title | A contribuição de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem na área de linguagens e códigos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.description.abstract | The research was carried out at the José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School for Children and Primary Education, located in the district of Pio X, in the municipality of Sumé - PB, in the 8th and 9th grade classes; the research also included the participation of some teachers who teach in elementary school II classes. Our study is based on qualitative research, with the main objective of observing the relationship between the use of educational games and their possible contributions to the teaching and learning process in classes in the final years of elementary school. In this research, we used observation to follow up a little on how this game was used in the classroom (when it was used). We also used two types of questionnaires, one for the students and the other for the teachers. As a result, we found that the vast majority of those interviewed believe that educational games can be used as a teaching method, achieving good results by working in a more dynamic way. According to the answers obtained through the questionnaires, we can see that the educational game has emerged as a new teaching and learning tool, departing from the traditional method, where it is widely used today, to this new methodology that passes on the syllabus in a dynamic way, but which is effective in obtaining a positive result. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39109 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T16:58:59Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18 | - |
dc.date.available | 2024-11-18T16:58:59Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Linguagens e Códigos – Lecampo CDSA | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning process | pt_BR |
dc.subject | Languages and Codes – Lecampo CDSA | pt_BR |
dc.subject | Educational games. | pt_BR |
dc.subject | Playful learning | pt_BR |
dc.subject | Teaching methodology | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NASCIMENTO, Carlos Eduardo de Lima. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The contribution of educational games in the teaching and learning process in the area of languages and codes. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Carlos Eduardo de Lima. A contribuição de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem na área de linguagens e códigos.. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39109 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CARLOS EDUARDO DE LIMA NASCIMENTO - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdf | Carlos Eduardo de Lima Nascimento. - TCC LECAMPO CDSA 2024 | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.