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dc.creator.IDNASCIMENTO, C. E. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6873165790163554pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Almir Anacleto de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2471-9939pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067521643377632pt_BR
dc.contributor.referee1FRANÇA, Hális Alves do Nascimento.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5398-2875pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4542312224663473pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental, José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito de Pio X, município de Sumé - PB, nas turmas do 8° e 9° ano, contando com a participação de alguns professores que lecionam nas turmas do ensino fundamental II. Nosso estudo está embasado na pesquisa qualitativa, tendo como objetivo principal a observação da relação de uso de jogos de cunho educativo e suas possíveis contribuições no processo de ensino e aprendizagem em turmas dos anos finais do ensino fundamental. Nesta pesquisa, usamos a observação para acompanhar um pouco sobre como era a inserção desse jogo na sala de aula (quando usado). Trabalhamos também com a aplicação de dois tipos de questionários, um direcionado para os alunos e o outro para os professores. Com isso, verificamos que a grande maioria dos entrevistados acredita que o jogo educativo pode, sim, ser usado como método de ensino, alcançando bons resultados, trabalhando de uma forma mais dinâmica. De acordo com as respostas obtidas através dos questionários, podemos observar que o jogo educativo surge como uma nova ferramenta de ensino e aprendizagem, partindo do método tradicional, que ainda é muito utilizado na atualidade, para essa nova metodologia que apresenta o conteúdo programático de forma dinamizada, mas que tem eficácia na obtenção de um resultado positivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleA contribuição de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem na área de linguagens e códigos.pt_BR
dc.date.issued2024-10-21-
dc.description.abstractThe research was carried out at the José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School for Children and Primary Education, located in the district of Pio X, in the municipality of Sumé - PB, in the 8th and 9th grade classes; the research also included the participation of some teachers who teach in elementary school II classes. Our study is based on qualitative research, with the main objective of observing the relationship between the use of educational games and their possible contributions to the teaching and learning process in classes in the final years of elementary school. In this research, we used observation to follow up a little on how this game was used in the classroom (when it was used). We also used two types of questionnaires, one for the students and the other for the teachers. As a result, we found that the vast majority of those interviewed believe that educational games can be used as a teaching method, achieving good results by working in a more dynamic way. According to the answers obtained through the questionnaires, we can see that the educational game has emerged as a new teaching and learning tool, departing from the traditional method, where it is widely used today, to this new methodology that passes on the syllabus in a dynamic way, but which is effective in obtaining a positive result.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39109-
dc.date.accessioned2024-11-18T16:58:59Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-18T16:58:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLinguagens e Códigos – Lecampo CDSApt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectLanguages ​​and Codes – Lecampo CDSApt_BR
dc.subjectEducational games.pt_BR
dc.subjectPlayful learningpt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Carlos Eduardo de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of educational games in the teaching and learning process in the area of ​​languages ​​and codes.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Carlos Eduardo de Lima. A contribuição de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem na área de linguagens e códigos.. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39109pt_BR
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