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dc.creator.IDMORAIS, G. P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6329412460935534pt_BR
dc.contributor.advisor1FLORENCIO, José Herbertt Neves.-
dc.contributor.advisor1IDNEVES, Herbertt.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDNEVES, HERBERTT.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595713317541324pt_BR
dc.contributor.referee1RÉGIS, Laura Dourado Loula.-
dc.contributor.referee1IDLOULA, L. D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566168425348622pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, E. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0968383512423747pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo propor possibilidades metodológicas de descrição do plural dos substantivos no ensino de língua portuguesa. Assim, com base nas concepções advindas da origem latina, propor um estudo comparativo a partir da análise das gramáticas escolares de Bechara (2020), Terra (2017) e Pereira et al. (2017). Fundamentada em contribuições históricas de Bassetto (2010), tendo o apoio de Azeredo (2010) e outros autores, o percurso teórico desta pesquisa parte inicialmente pelas definições de flexão de número e processo de nasalização fonética. Após isso, temos em seguida uma discussão acerca do ensino da flexão de número dos termos plurais advindos do latim (-ane, -onu e -one). Em meio a essa exposição, foi feita uma proposta de ensino em vista dessas terminações. Assim, além de contar com a base morfológica originária do latim para o que, no português moderno, são -ãos, -ões e -ães, a proposta também é embasada nas práticas de análise linguística. Por fim, concluímos a respeito de como o ensino histórico-comparativo da língua portuguesa com a origem latina pode contribuir positivamente no estudo da flexão de número dos substantivos, como também o professor pode, a partir do estudo da origem de qualquer língua, esboçar práticas de ensino que auxiliem nas dificuldades gramaticais dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleO ensino da flexão de número dos substantivos em gramáticas escolares: contribuições da história da língua para o ensino de português.pt_BR
dc.date.issued2024-10-29-
dc.description.abstractThis work aims to propose methodological possibilities for describing the plural of nouns in Portuguese language teaching. Thus, based on the concepts arising from Latin origin, propose a comparative study based on the analysis of grammars students by Bechara (2020), Terra (2017) and Pereira et al. (2017). Based on historical contributions by Bassetto (2010), supported by Azeredo (2010) and other authors, the theoretical path of this research initially starts with the definitions of number inflection and phonetic nasalization process. After that, we then have a discussion about the teaching number inflection of plural terms from Latin (-ane, -onu and -one). In Through this exposition, a teaching proposal was made in view of these endings. Like this, in addition to relying on the morphological basis originating from Latin for what, in modern Portuguese, are -ãos, -ões and -ães, the proposal is also based on linguistic analysis practices. Put Finally, we conclude about how the historical-comparative teaching of the Portuguese language with Latin origin can contribute positively to the study of number inflection of nouns, as well as the teacher can, from the study of the origin of any language, outline teaching practices that help with students’ grammatical difficulties.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39080-
dc.date.accessioned2024-11-18T14:37:12Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-18T14:37:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectFlexão de Númeropt_BR
dc.subjectSubstantivospt_BR
dc.subjectEnsino do Léxicopt_BR
dc.subjectHistória do Portuguêspt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectPortuguese Language – Study and Teachingpt_BR
dc.subjectNumber Flexionpt_BR
dc.subjectNounspt_BR
dc.subjectTeaching the Lexiconpt_BR
dc.subjectHistory of Portuguesept_BR
dc.subjectAnalysis Linguisticspt_BR
dc.subjectLengua Portuguesa – Estudio y Enseñanzapt_BR
dc.subjectFlexión numéricapt_BR
dc.subjectSustantivospt_BR
dc.subjectEnseñanza del Léxicopt_BR
dc.subjectHistoria del portuguéspt_BR
dc.subjectAnálisis Lingüísticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Gisely Patricia de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching number inflection of nouns in grammars schoolchildren: contributions from the history of the language to teaching Portuguese.pt_BR
dc.title.alternativeEnseñar la flexión numérica de sustantivos en gramáticas. escolares: aportes de la historia de la lengua a la enseñanza del portugués.pt_BR
dc.identifier.citationMORAIS, Gisely Patricia de Souza. O ensino da flexão de número dos substantivos em gramáticas escolares: contribuições da história da língua para o ensino de português. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39080pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo tiene como objetivo proponer posibilidades metodológicas para describir la Plural de sustantivos en la enseñanza de la lengua portuguesa. Así, partiendo de los conceptos surgidas de origen latino, proponen un estudio comparativo basado en el análisis de gramáticas estudiantes por Bechara (2020), Terra (2017) y Pereira et al. (2017). Residencia en aportes históricos de Bassetto (2010), apoyados por Azeredo (2010) y otros autores, El camino teórico de esta investigación comienza inicialmente con las definiciones de inflexión numérica y proceso de nasalización fonética. Después de eso, tenemos una discusión sobre el Enseñar la inflexión numérica de términos plurales del latín (-ane, -onu y -one). En A través de esta exposición se realizó una propuesta didáctica frente a estos finales. Como esto, además de apoyarse en la base morfológica procedente del latín para lo que, en el portugués moderno, son -ãos, -ões y -ães, la propuesta también se basa en prácticas de análisis lingüístico. Poner Finalmente, concluimos sobre cómo la enseñanza histórico-comparada de la lengua portuguesa con El origen latino puede contribuir positivamente al estudio de la inflexión numérica de sustantivos, así como el profesor puede, a partir del estudio del origen de cualquier lengua, Describir prácticas de enseñanza que ayuden con las dificultades gramaticales de los estudiantes.pt_BR
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GISELY PATRICIA DE SOUZA MORAIS - TCC LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA CH 2024.pdfGisely Patricia de Souza Morais - TCC Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CH 2024900.58 kBAdobe PDFView/Open


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