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dc.creator.IDMORAIS, S. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0446813658488490pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Ramonildes Alves.-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7709505914296073pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA, Mércia Rejane Rangel.-
dc.contributor.referee2GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.-
dc.contributor.referee3TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee4MARTINS, Leonardo Rauta.-
dc.contributor.referee5CORRÊA , José Gabriel Silveira.-
dc.description.resumoNas últimas duas décadas o reconhecimento do direito à educação para as populações do campo foi uma das conquistas mais importantes registradas no cenário educacional brasileiro. Contudo, as assimetrias sociais e educacionais entre o rural e o urbano persistem apesar dos avanços ocorridos. Essa tese buscou refletir e explicar como tais assimetrias se mantêm, sustentadas pela lógica da colonialidade presente no imaginário social, na trajetória histórica de educação da sociedade brasileira e na sociabilidade entre os diversos grupos sociais, sendo estas reforçadas na mentalidade dos indivíduos de forma singular a partir de seu lugar social e do habitus estruturado. Analisamos, através da experiência de educação do campo no município de Campina Grande-PB, no qual estou inserida atuando como supervisora educacional em escolas do campo desde o ano de 2008, como formas, símbolos e ações expressam as hierarquias sociais e diferenciam o rural do urbano, ainda que ambos sejam partes constitutivas da sociedade. Seguindo o delineamento qualitativo para a metodologia dessa pesquisa combinamos reflexões teóricas, revisão bibliográfica e documental com pesquisa de campo inspirada pela análise situacional envolvendo observação e entrevistas. A observação direta aconteceu em eventos denominados de formações pedagógicas e numa escola municipal no distrito de Catolé de Boa Vista área rural de Campina Grande. Como colaboradores nas entrevistas contamos com interlocutores envolvidos nas ações da política pública de educação do campo do quadro institucional da Secretaria de Educação municipal e da comunidade escolar. Vimos que a dicotomia que marca a relação rural/ urbano influencia a maneira como os indivíduos atuam sobre a escola, localizada no espaço rural imputando a esta menor importância e valor. A partir das evidências das relações hierárquicas foi possível mostrar em que condições se vive e se faz a educação do campo, com tantas ausências e faltas que agrupamos nas dimensões: hierarquias simbólicas (invisibilidade, indiferença, silenciamento) hierarquias materiais e sociais (falta de água, falta de transporte, falta de manutenção das estradas, falta de uma estrutura física adequada do prédio escolar) que salientam esquecimentos, abandonos e uma ideia de subcidadania, diametralmente oposta aos esforços dos agentes que vivem e fazem a escola. Evidenciando que também há rupturas e resistências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.title“Todo ano é essa peleja”: educação do campo, mundo rural e hierarquias sociais no município de Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-02-29-
dc.description.abstractIn the last two decades, the recognition of the right to education for rural populations has been one of the most important achievements recorded in the Brazilian educational scenario. However, social and educational asymmetries between rural and urban areas persist despite the advances that have been made. The research sought to reflect and explain how such asymmetries remain, supported by the logic of coloniality present in the social imaginary, in the historical trajectory of education in Brazilian society and in the sociability between different social groups, which are reinforced in the mentality of individuals in a unique way based on their social place and structured habitus. We analyzed, through the experience of rural education in the municipality of Campina Grande-PB, in which I have been working as an educational supervisor in rural schools since 2008, how forms, symbols and actions express social hierarchies and differentiate the rural from the urban, even though both are constituent parts of society. Following the qualitative design for the methodology of this research, we combined theoretical reflections, bibliographic and documentary review with field research inspired by situational analysis involving observation and interviews. Direct observation took place at events called pedagogical training and at a municipal school in the district of Catolé de Boa Vista, a rural area of Campina Grande. As collaborators in the interviews, we had interlocutors involved in public education policy actions in the field within the institutional framework of the municipal Department of Education and the school community. We saw that the dichotomy that marks the rural/urban relationship influences the way in which individuals act on the school, located in rural areas, attributing less importance and value to it. Based on the evidence of hierarchical relationships, it was possible to show the conditions under which rural education lives and is carried out, with so many absences and faults that we group into the following dimensions: symbolic hierarchies (invisibility, indifference, silencing) material and social hierarchies (lack of water , lack of transport, lack of road maintenance, lack of an adequate physical structure of the school building) which highlight forgetfulness, abandonment and an idea of sub-citizenship, diametrically opposed to the efforts of the agents who live and manage the school. Showing that there are also ruptures and resistances.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39045-
dc.date.accessioned2024-11-13T19:49:08Z-
dc.date.available2024-11-13-
dc.date.available2024-11-13T19:49:08Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEducação do campo - Campina Grande-PBpt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectHierarquias sociaispt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectRural education - Campina Grande-PBpt_BR
dc.subjectSociology of educationpt_BR
dc.subjectSocial hierarchiespt_BR
dc.subjectColonialitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Simony Araújo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Every year it’s this fight”: rural education, the rural world and social hierarchies in the municipality of Campina Grande-PB.pt_BR
dc.identifier.citationMORAIS, Simony Araújo de. “Todo ano é essa peleja”: educação do campo, mundo rural e hierarquias sociais no município de Campina Grande-PB. 2024. 263 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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SIMONY ARAUJO DE MORAIS - TESE (PPGCS) 2024.pdf3.91 MBAdobe PDFView/Open


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