Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961
Title: | A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. |
Other Titles: | The use of teaching resources for teaching chemistry to visually impaired people. |
???metadata.dc.creator???: | RUFINO, José Antônio da Silva; MARQUES, Diego Januario; OLIVEIRA, Patricia Poliane de; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos |
Keywords: | Ensino de química;Recursos didáticos;Educação especial;Deficientes visuais - ensino de química;Portadores de deficiência visual;Inclusão;Braile;Linguagem em Braile;Recursos didáticos - pessoas cegas;Disciplina Metodologia no Ensino de Química - CFP UFCG;Monitoria acadêmica;Teaching chemistry;Teaching resources;Special education;Visually impaired - chemistry teaching;Visually impaired people;Inclusion;Braille;Braille language;Teaching resources - blind people;Methodology in Chemistry Teaching - CFP UFCG;Academic monitoring |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RUFINO, José Antônio da Silva; MARQUES, Diego Januario; OLIVEIRA, Patricia Poliane de; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 06 - Educação, Inclusão e Diversidades - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho visa desenvolver os recursos didáticos que auxilie para as novas metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com portadores de deficiências visuais. Visando a contribuir para inovação para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem de química, estabelecendo uma Educação Inclusiva e auxiliando o educador em promover um ensino de qualidade. Com isso, docente e discente conseguiram contextualizar os assuntos de química ao cotidiano por meio de técnicas e recursos adaptados ao ensino para cegos. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre a construção de recursos didáticos (materiais) elaborados para os alunos com deficiências visuais, aplicado aos alunos de metodologia no ensino de química MEQ (2016.1) Universidade Federal de Campina Grande, PB. |
Keywords: | Ensino de química Recursos didáticos Educação especial Deficientes visuais - ensino de química Portadores de deficiência visual Inclusão Braile Linguagem em Braile Recursos didáticos - pessoas cegas Disciplina Metodologia no Ensino de Química - CFP UFCG Monitoria acadêmica Teaching chemistry Teaching resources Special education Visually impaired - chemistry teaching Visually impaired people Inclusion Braille Braille language Teaching resources - blind people Methodology in Chemistry Teaching - CFP UFCG Academic monitoring |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 6 - Educação, Inclusão e Diversidade - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE QUÍMICA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 229.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.