Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho visa desenvolver os recursos didáticos que auxilie para as novas metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com portadores de deficiências visuais. Visando a contribuir para inovação para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem de química, estabelecendo uma Educação Inclusiva e auxiliando o educador em promover um ensino de qualidade. Com isso, docente e discente conseguiram contextualizar os assuntos de química ao cotidiano por meio de técnicas e recursos adaptados ao ensino para cegos. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre a construção de recursos didáticos (materiais) elaborados para os alunos com deficiências visuais, aplicado aos alunos de metodologia no ensino de química MEQ (2016.1) Universidade Federal de Campina Grande, PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961-
dc.date.accessioned2024-11-12T10:28:44Z-
dc.date.available2024-11-12-
dc.date.available2024-11-12T10:28:44Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDeficientes visuais - ensino de químicapt_BR
dc.subjectPortadores de deficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectBrailept_BR
dc.subjectLinguagem em Brailept_BR
dc.subjectRecursos didáticos - pessoas cegaspt_BR
dc.subjectDisciplina Metodologia no Ensino de Química - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectTeaching resourcespt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectVisually impaired - chemistry teachingpt_BR
dc.subjectVisually impaired peoplept_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.subjectBraille languagept_BR
dc.subjectTeaching resources - blind peoplept_BR
dc.subjectMethodology in Chemistry Teaching - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRUFINO, José Antônio da Silva;-
dc.creatorMARQUES, Diego Januario;-
dc.creatorOLIVEIRA, Patricia Poliane de;-
dc.creatorMARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of teaching resources for teaching chemistry to visually impaired people.pt_BR
dc.identifier.citationRUFINO, José Antônio da Silva; MARQUES, Diego Januario; OLIVEIRA, Patricia Poliane de; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 06 - Educação, Inclusão e Diversidades - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 6 - Educação, Inclusão e Diversidade - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE QUÍMICA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017229.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.