Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961
Title: A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual.
Other Titles: The use of teaching resources for teaching chemistry to visually impaired people.
???metadata.dc.creator???: RUFINO, José Antônio da Silva;
MARQUES, Diego Januario;
OLIVEIRA, Patricia Poliane de;
MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos
Keywords: Ensino de química;Recursos didáticos;Educação especial;Deficientes visuais - ensino de química;Portadores de deficiência visual;Inclusão;Braile;Linguagem em Braile;Recursos didáticos - pessoas cegas;Disciplina Metodologia no Ensino de Química - CFP UFCG;Monitoria acadêmica;Teaching chemistry;Teaching resources;Special education;Visually impaired - chemistry teaching;Visually impaired people;Inclusion;Braille;Braille language;Teaching resources - blind people;Methodology in Chemistry Teaching - CFP UFCG;Academic monitoring
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RUFINO, José Antônio da Silva; MARQUES, Diego Januario; OLIVEIRA, Patricia Poliane de; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 06 - Educação, Inclusão e Diversidades - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho visa desenvolver os recursos didáticos que auxilie para as novas metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com portadores de deficiências visuais. Visando a contribuir para inovação para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem de química, estabelecendo uma Educação Inclusiva e auxiliando o educador em promover um ensino de qualidade. Com isso, docente e discente conseguiram contextualizar os assuntos de química ao cotidiano por meio de técnicas e recursos adaptados ao ensino para cegos. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre a construção de recursos didáticos (materiais) elaborados para os alunos com deficiências visuais, aplicado aos alunos de metodologia no ensino de química MEQ (2016.1) Universidade Federal de Campina Grande, PB.
Keywords: Ensino de química
Recursos didáticos
Educação especial
Deficientes visuais - ensino de química
Portadores de deficiência visual
Inclusão
Braile
Linguagem em Braile
Recursos didáticos - pessoas cegas
Disciplina Metodologia no Ensino de Química - CFP UFCG
Monitoria acadêmica
Teaching chemistry
Teaching resources
Special education
Visually impaired - chemistry teaching
Visually impaired people
Inclusion
Braille
Braille language
Teaching resources - blind people
Methodology in Chemistry Teaching - CFP UFCG
Academic monitoring
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação superior.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 6 - Educação, Inclusão e Diversidade - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE QUÍMICA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017229.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.