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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38952
Title: | Remuneração e carreira das profissionais do magistério da educação infantil de Santa Cruz do Capibaribe-PE a partir do Piso Salarial Profissional Nacional(PSPN). |
Other Titles: | Remuneration and career of early childhood education teaching professionals in Santa Cruz do Capibaribe-PE based on the National Professional Salary Floor (PSPN). |
???metadata.dc.creator???: | FERREIRA, Emanuela Celi da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTOS, Joedson Brito dos. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | RODRIGUES, Melânia Mendonça. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | GUTIERRES, Dalva Valente Guimarães. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | LOCATELLI , Arinalda Silva. |
Keywords: | Professores – carreira e remuneração;Profissionais do magistério da educação infantil;Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) – Santa Cruz do Capibaribe-PE;Políticas de valorização docente;Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR);Teachers – career and remuneration;Early childhood education teaching professionals;National Professional Salary Floor (PSPN) – Santa Cruz do Capibaribe-PE;Teacher appreciation policies;Positions, Career and Remuneration Plan (PCCR) |
Issue Date: | 29-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FERREIRA, Emanuela Celi da Silva. Remuneração e carreira das profissionais do magistério da educação infantil de Santa Cruz do Capibaribe-PE a partir do Piso Salarial Profissional Nacional(PSPN). 2024. 172. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Essa pesquisa teve como objetivo analisar a carreira e remuneração das profissionais do magistério da Educação Infantil (EI) da rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe/PE, a partir da implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Para isso, optamos pelo materialismo histórico dialético (MHD), por entender que esse enfoque é o que nos dá melhor condição de compreender a realidade, em suas múltiplas determinações, todas as relações contraditórias e conflitantes, que estão presentes os fenômenos sociais. Utilizamos como técnica e estratégia de pesquisa, a análise documental. Como fontes de dados utilizamos os editais dos dois últimos concursos do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE (2008 e 2017), os planos de carreira, legislação municipal, e tabelas de vencimentos. Realizamos, ainda, consultas no Portal da Transparência da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, no site do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco (SINDUPROM), nas suas redes sociais oficiais (Instagram e Facebook), e em blogs. A análise considerou as seguintes dimensões definidas no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR): estrutura dos cargos; formas de ingresso na carreira; progressão na carreira; jornada de trabalho e composição da remuneração dos professores. Os resultados evidenciaram que a partir da implementação do PSPN, e da criação do PCCR do município de Santa Cruz do Capibaribe, começou um processo de evolução nos vencimentos das professoras da educação infantil (EI). Compreendemos que a não instituição de gratificações, na composição da remuneração, a forma de progressão, considerando aumento de ganhos percentuais de 3%,12%, e 15%, e o cumprimento do PSPN, aliado ao PCCR, representam conquistas importantes para a valorização das professoras da EI. No entanto, os dados também revelaram que houve uma elevação de recursos do Fundeb, com uma maior focalização da aplicação no ensino fundamental, que 33,3% das professoras da EI não possuía licenciatura, que existe um número elevado de auxiliares atuando na creche, e que grande parte dessas profissionais não possui formação no ensino superior, sendo submetidas a uma carga horária mais intensa e precarizada, e tendo o trabalho centrado no cuidado, além dos baixos salários. A pesquisa mostra que existe diferença no ingresso na carreira e retrocesso na valorização das professoras da EI, o que indica que a luta continua. |
Abstract: | This research aimed to analyze the career and remuneration of early childhood education teaching professionals in the municipal network of Santa Cruz do Capibaribe/PE, based on the implementation of the PSPN. For this, we opted for Dialectical Historical Materialism (MHD), as we understand that this approach is what gives us the best conditions to understand reality, in its multiple determinations, all the contradictory and conflicting relationships, which are present in social phenomena. We use document analysis as a research technique and strategy. As data sources, we used the notices from the last two competitions in the municipality of Santa Cruz do Capibaribe-PE (2008 and 2017), career plans, legislation, and salary tables. We also carried out consultations on the Santa Cruz do Capibaribe City Hall Transparency Portal, on the SINDUPROM website and on official social networks (Instagram, Facebook and blog). The analysis considered the following dimensions: job structure; ways to enter the career; Career Development; working hours and composition of teachers’ remuneration. The results showed that after the implementation of the PSPN, and the creation of the PCCR in the municipality of Santa Cruz do Capibaribe, a process of evolution in the salaries of EI teachers began. We understand that the non-institution of bonuses, in the composition of remuneration, the form of progression, considering an increase in percentage gains of 3%, 12%, and 15%, and compliance with the PSPN, combined with the PCCR, represent important achievements for the appreciation of EI teachers. However, the data also revealed that there was an increase in Fundeb resources, with a greater focus on application in elementary education, that 33.3% of EI teachers did not have a degree, that there is a high number of assistants working in daycare, and that a large part of these professionals do not have higher education training, being subjected to a more intense and precarious workload, and having their work centered on care, in addition to low salaries. Research shows that there is a difference in career entry and a decline in the appreciation of EI teachers, which indicates that the struggle continues. |
Keywords: | Professores – carreira e remuneração Profissionais do magistério da educação infantil Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) – Santa Cruz do Capibaribe-PE Políticas de valorização docente Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) Teachers – career and remuneration Early childhood education teaching professionals National Professional Salary Floor (PSPN) – Santa Cruz do Capibaribe-PE Teacher appreciation policies Positions, Career and Remuneration Plan (PCCR) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38952 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Educação |
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EMANUELA CELI DA SILVA FERREIRA - DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2024.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
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