Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38951
Title: | Relevância da monitoria para o processo de formação vocacional dos discentes de enfermagem: relato de experiência. |
Other Titles: | Relevance of monitoring for the vocational training process of nursing students: experience report. |
???metadata.dc.creator???: | PAMPLONA, Mário Hélio Antunes ALVES, Bruna; SILVA, Edineide Nunes da; ARAÚJO, Laryssa Lins de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Laryssa Lins de Araújo |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Formação vocacional;Estudantes de Enfermagem - CFP UFCG;Disciplina Enfermagem Cirúrgica II - CFP UFCG;Hospital Regional de Cajazeiras;Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG;Academic monitoring;Vocational training;Nursing Students - CFP UFCG;Discipline Surgical Nursing II - CFP UFCG;Cajazeiras Regional Hospital;Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PAMPLONA, Mário Hélio Antunes; ALVES, Bruna; SILVA, Edineide Nunes da; ARAÚJO, Laryssa Lins de. Relevância da monitoria para o processo de formação vocacional dos discentes de enfermagem: relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38951 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Introdução: A monitoria serve de auxilio para os acadêmicos contribuindo com a formação dos mesmos, além de ser uma oportunidade de aprimorar a teoria e prática, deixando o estudante mais confortável para a retirada de dúvidas e estimulando o seu processo de ensino aprendizagem. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência, vivenciado pelos monitores de Enfermagem Cirúrgica II, no período 2017.1 desenvolvido no laboratório de habilidades da universidade, onde os mesmos enviaram textos com a temática das aulas para aprofundamento do conhecimento e com intuito de agregar o que tinha sido exposto pelas professoras em sala de aula, além de reforçar a função do circulante de sala, auxiliar na montagem da mesa cirúrgica, degermação, paramentação, instrumentação cirúrgica, expor as funções do enfermeiro ao paciente no período perioperatório, tendo em vista à visita técnica no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), as aulas práticas no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) e estimular a criação de vínculo entre os monitores e monitorados. Conclusão: Conclui-se a importância da monitoria, para o aguçamento do pensamento crítico-reflexivo dos monitores com intuito de florescer a atividade da docência pelos futuros profissionais além do incentivo a participação dos programas de ensino, pesquisa e extensão universitária. |
Keywords: | Monitoria acadêmica Formação vocacional Estudantes de Enfermagem - CFP UFCG Disciplina Enfermagem Cirúrgica II - CFP UFCG Hospital Regional de Cajazeiras Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG Academic monitoring Vocational training Nursing Students - CFP UFCG Discipline Surgical Nursing II - CFP UFCG Cajazeiras Regional Hospital Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. Enfermagem. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38951 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELEVÂNCIA DA MONITORIA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Relevância da monitoria para o processo de formação vocacional dos discentes de enfermagem: relato de experiência - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 164.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.