Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38949
Title: | Refletindo a prática de ensino em geografia regional: alguns questionamentos na metodologia trabalhada. |
Other Titles: | Reflecting on teaching practice in regional geography: some questions about the methodology used. |
???metadata.dc.creator???: | ALBUQUERQUE, Francis Marley de Oliveira. SOUZA, Adriana Silva. ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
Keywords: | Prática de ensino - Geografia;Geografia regional;Monitoria acadêmica;Disciplina Prática em Geografia Regional - CFP UFCG;Curso de Licenciatura em Geografia - CFP UFCG;Prática geográfica;Professor de Geografia;Monitoria acadêmica;Teaching practice - Geography;Regional geography;Academic tutoring;Practical subject in Regional Geography - CFP UFCG;Degree course in Geography - CFP UFCG;Geographical practice;Geography teacher;Academic tutoring |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALBUQUERQUE, Francis Marley de Oliveira; SOUZA, Adriana Silva; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Refletindo a prática de ensino em geografia regional: alguns questionamentos na metodologia trabalhada. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38949 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo pretende dá ênfase nos aspectos da formação profissional como educador e na formação específica da ciência geográfica. Buscando identificar os aspectos relacionados à prática Geográfica na disciplina de prática em geografia regional. Considerando o momento histórico, político e social que o país vem atravessando diante das modificações do ensino, é importante ressaltar que o professor tenha uma visão crítica por parte da profissão e isso se dá através da sua prática. Sendo assim, é preciso aprofundar acerca da perspectiva dicotômica (teórica versus prática), que potencializam a indissociabilidade entre pesquisa Geográfica e o ensino de Geografia. O que nos leva a reflexão sobre a atuação das atividades Geográficas do professor de Geografia que possibilitam a investigação dos elementos que determinam o seu fazer, em lócus. Para buscar identificar a problemática dessa questão, esta pesquisa buscou como metodologia uma abordagem qualitativa, lançando mão das técnicas do Grupo Focal e entrevistas, não que elas não sejam importantes, mas para não fugir do intuito deste trabalho, que é compreender como a prática em sala de aula pode proporcionar ao discente/ monitor, perceber o ensino-aprendizagem com um olhar profundo para sua formação como cidadão e como isso reflete na atuação profissional. |
Keywords: | Prática de ensino - Geografia Geografia regional Monitoria acadêmica Disciplina Prática em Geografia Regional - CFP UFCG Curso de Licenciatura em Geografia - CFP UFCG Prática geográfica Professor de Geografia Monitoria acadêmica Teaching practice - Geography Regional geography Academic tutoring Practical subject in Regional Geography - CFP UFCG Degree course in Geography - CFP UFCG Geographical practice Geography teacher Academic tutoring |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38949 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REFLETINDO A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA REGIONAL - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Refletindo a prática de ensino em geografia regional: alguns questionamentos na metodologia trabalhada. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017. | 396.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.