Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38949
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo pretende dá ênfase nos aspectos da formação profissional como educador e na formação específica da ciência geográfica. Buscando identificar os aspectos relacionados à prática Geográfica na disciplina de prática em geografia regional. Considerando o momento histórico, político e social que o país vem atravessando diante das modificações do ensino, é importante ressaltar que o professor tenha uma visão crítica por parte da profissão e isso se dá através da sua prática. Sendo assim, é preciso aprofundar acerca da perspectiva dicotômica (teórica versus prática), que potencializam a indissociabilidade entre pesquisa Geográfica e o ensino de Geografia. O que nos leva a reflexão sobre a atuação das atividades Geográficas do professor de Geografia que possibilitam a investigação dos elementos que determinam o seu fazer, em lócus. Para buscar identificar a problemática dessa questão, esta pesquisa buscou como metodologia uma abordagem qualitativa, lançando mão das técnicas do Grupo Focal e entrevistas, não que elas não sejam importantes, mas para não fugir do intuito deste trabalho, que é compreender como a prática em sala de aula pode proporcionar ao discente/ monitor, perceber o ensino-aprendizagem com um olhar profundo para sua formação como cidadão e como isso reflete na atuação profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleRefletindo a prática de ensino em geografia regional: alguns questionamentos na metodologia trabalhada.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38949-
dc.date.accessioned2024-11-11T17:55:03Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2024-11-11T17:55:03Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia regionalpt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectDisciplina Prática em Geografia Regional - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Geografia - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectPrática geográficapt_BR
dc.subjectProfessor de Geografiapt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectTeaching practice - Geographypt_BR
dc.subjectRegional geographypt_BR
dc.subjectAcademic tutoringpt_BR
dc.subjectPractical subject in Regional Geography - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDegree course in Geography - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectGeographical practicept_BR
dc.subjectGeography teacherpt_BR
dc.subjectAcademic tutoringpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Francis Marley de Oliveira.-
dc.creatorSOUZA, Adriana Silva.-
dc.creatorALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflecting on teaching practice in regional geography: some questions about the methodology used.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Francis Marley de Oliveira; SOUZA, Adriana Silva; ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Refletindo a prática de ensino em geografia regional: alguns questionamentos na metodologia trabalhada. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38949pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REFLETINDO A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA REGIONAL - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfRefletindo a prática de ensino em geografia regional: alguns questionamentos na metodologia trabalhada. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.396.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.