Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947
Title: O uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior.
Other Titles: The use of active methodologies in monitoring higher education subjects.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Jéssica Keylly da Silva;
SILVAS, Millena Zaíra Cartaxo da;
SOUZA, Thais Gonçalves de
SSIS, Luciana Moura de
Keywords: Metodologias ativas;Monitoria acadêmica;Revisão de literatura;Scielo - base de dados;Active methodologies;Academic monitoring;Literature review;Scielo - database
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Jéssica Keylly da Silva; SILVAS, Millena Zaíra Cartaxo da; SOUZA, Thais Gonçalves de; SSIS, Luciana Moura de. O uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947
???metadata.dc.description.resumo???: A monitoria de disciplinas do ensino superior é abordada como uma atividade em que o aluno-monitor otimiza seu aprendizado e sua experiência. E o uso de metodologias ativas tem sido vista como forma de aprimorar esse processo. O objetivo desse estudo foi rever o uso de metodologias ativas no exercício da monitoria do ensino superior como estratégia importante no processo de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada em julho de 2017, nas bases: Biblioteca Virtual de Saúde, google acadêmico e SciELO, utilizando os critérios de inclusão: artigos dos últimos cinco anos, em português, disponíveis online na íntegra e gratuito; e excluindo os artigos repetidos em mais de uma base e que não contemplassem os objetivos do estudo. Foram encontrados 3.463 artigos no total, sendo em metodologias ativas 152; no entanto, 28 foram selecionados por abordar metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem. Após a leitura analítica destes, nove foram selecionados como objeto de estudo, por responderem aos objetivos propostos. As metodologias ativas consistem em formas de desenvolver o processo do aprender, os quais buscam a formação crítica de futuros profissionais nas mais diversas áreas; sua utilização pode favorecer a autonomia do educando, despertando a sua curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática social. E seu uso na monitoria auxilia no processo de ensinoaprendizagem, de forma a contornar as dificuldades no sistema de assimilação e acomodação dos conteúdos ministrados, induzem o aluno a interpretar, analisar, solucionar, sintetizar e comparar as temáticas abordadas em sala de aula e na monitoria. Portanto, a junção da escolha certa da metodologia ativa, com o bom empenho do monitor e a aceitação dos monitorados é o caminho certo para o sucesso e eficácia do processo ensino e aprendizagem na formação profissional.
Keywords: Metodologias ativas
Monitoria acadêmica
Revisão de literatura
Scielo - base de dados
Active methodologies
Academic monitoring
Literature review
Scielo - database
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação superior.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA DE DISCIPLINAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfO uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017284.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.