Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA monitoria de disciplinas do ensino superior é abordada como uma atividade em que o aluno-monitor otimiza seu aprendizado e sua experiência. E o uso de metodologias ativas tem sido vista como forma de aprimorar esse processo. O objetivo desse estudo foi rever o uso de metodologias ativas no exercício da monitoria do ensino superior como estratégia importante no processo de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada em julho de 2017, nas bases: Biblioteca Virtual de Saúde, google acadêmico e SciELO, utilizando os critérios de inclusão: artigos dos últimos cinco anos, em português, disponíveis online na íntegra e gratuito; e excluindo os artigos repetidos em mais de uma base e que não contemplassem os objetivos do estudo. Foram encontrados 3.463 artigos no total, sendo em metodologias ativas 152; no entanto, 28 foram selecionados por abordar metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem. Após a leitura analítica destes, nove foram selecionados como objeto de estudo, por responderem aos objetivos propostos. As metodologias ativas consistem em formas de desenvolver o processo do aprender, os quais buscam a formação crítica de futuros profissionais nas mais diversas áreas; sua utilização pode favorecer a autonomia do educando, despertando a sua curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática social. E seu uso na monitoria auxilia no processo de ensinoaprendizagem, de forma a contornar as dificuldades no sistema de assimilação e acomodação dos conteúdos ministrados, induzem o aluno a interpretar, analisar, solucionar, sintetizar e comparar as temáticas abordadas em sala de aula e na monitoria. Portanto, a junção da escolha certa da metodologia ativa, com o bom empenho do monitor e a aceitação dos monitorados é o caminho certo para o sucesso e eficácia do processo ensino e aprendizagem na formação profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleO uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947-
dc.date.accessioned2024-11-11T17:51:05Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2024-11-11T17:51:05Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectScielo - base de dadospt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectLiterature reviewpt_BR
dc.subjectScielo - databasept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Jéssica Keylly da Silva;-
dc.creatorSILVAS, Millena Zaíra Cartaxo da;-
dc.creatorSOUZA, Thais Gonçalves de-
dc.creatorSSIS, Luciana Moura de-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of active methodologies in monitoring higher education subjects.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Jéssica Keylly da Silva; SILVAS, Millena Zaíra Cartaxo da; SOUZA, Thais Gonçalves de; SSIS, Luciana Moura de. O uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA DE DISCIPLINAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfO uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017284.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.