Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947
Title: | O uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior. |
Other Titles: | The use of active methodologies in monitoring higher education subjects. |
???metadata.dc.creator???: | VIEIRA, Jéssica Keylly da Silva; SILVAS, Millena Zaíra Cartaxo da; SOUZA, Thais Gonçalves de SSIS, Luciana Moura de |
Keywords: | Metodologias ativas;Monitoria acadêmica;Revisão de literatura;Scielo - base de dados;Active methodologies;Academic monitoring;Literature review;Scielo - database |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | VIEIRA, Jéssica Keylly da Silva; SILVAS, Millena Zaíra Cartaxo da; SOUZA, Thais Gonçalves de; SSIS, Luciana Moura de. O uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A monitoria de disciplinas do ensino superior é abordada como uma atividade em que o aluno-monitor otimiza seu aprendizado e sua experiência. E o uso de metodologias ativas tem sido vista como forma de aprimorar esse processo. O objetivo desse estudo foi rever o uso de metodologias ativas no exercício da monitoria do ensino superior como estratégia importante no processo de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada em julho de 2017, nas bases: Biblioteca Virtual de Saúde, google acadêmico e SciELO, utilizando os critérios de inclusão: artigos dos últimos cinco anos, em português, disponíveis online na íntegra e gratuito; e excluindo os artigos repetidos em mais de uma base e que não contemplassem os objetivos do estudo. Foram encontrados 3.463 artigos no total, sendo em metodologias ativas 152; no entanto, 28 foram selecionados por abordar metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem. Após a leitura analítica destes, nove foram selecionados como objeto de estudo, por responderem aos objetivos propostos. As metodologias ativas consistem em formas de desenvolver o processo do aprender, os quais buscam a formação crítica de futuros profissionais nas mais diversas áreas; sua utilização pode favorecer a autonomia do educando, despertando a sua curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática social. E seu uso na monitoria auxilia no processo de ensinoaprendizagem, de forma a contornar as dificuldades no sistema de assimilação e acomodação dos conteúdos ministrados, induzem o aluno a interpretar, analisar, solucionar, sintetizar e comparar as temáticas abordadas em sala de aula e na monitoria. Portanto, a junção da escolha certa da metodologia ativa, com o bom empenho do monitor e a aceitação dos monitorados é o caminho certo para o sucesso e eficácia do processo ensino e aprendizagem na formação profissional. |
Keywords: | Metodologias ativas Monitoria acadêmica Revisão de literatura Scielo - base de dados Active methodologies Academic monitoring Literature review Scielo - database |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA DE DISCIPLINAS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | O uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 284.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.