Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38939
Title: | A importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem: um estudo aplicado à monitoria de histologia. |
Other Titles: | The importance of monitoring in the development of skills with laboratory instruments and in the teaching-learning process: a study applied to histology monitoring. |
???metadata.dc.creator???: | BATISTA, Alex de Novais. SILVA, Elias Figueiredo da. MELO, Letícia Pinheiro de. BOLONHA, Fabíola Jundurian. |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Disciplina Histologia Humana - CFP UFCG;Microscopia;Processo de ensino-aprendizagem;Academic monitoring;Human Histology Discipline - CFP UFCG;Microscopy;Teaching-learning process |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BATISTA, Alex de Novais; SILVA, Elias Figueiredo da; MELO, Letícia Pinheiro de; BOLONHA, Fabíola Jundurian. A importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem: um estudo aplicado à monitoria de histologia. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38939 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esse artigo tem como objetivo evidenciar a contribuição da monitoria no desenvolvimento de habilidades com os instrumentos da prática da disciplina Histologia Humana e consequente impacto no processo ensino-aprendizagem. Visto que a Histologia exige grande participação da prática com o auxílio do microscópio e que muitos alunos, ao ingressarem no ensino superior, ainda não tiveram esse primeiro contato com tal instrumento, a monitoria na disciplina surge como ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades e segurança ao manuseá-lo. Portanto, esse estudo buscou averiguar essa situação através da elaboração de um questionário, aplicado em abril/2017 aos alunos do segundo período de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, cuja amostra inicial era de 22 alunos, variando o número de respostas usadas em algumas perguntas dependendo do critério de inclusão. Resultados: 88% dos alunos que frequentaram a monitoria e que responderam saber manusear o microscópio corretamente, atribuíram conceito acima de sete (de zero a 10) na contribuição da monitoria nesse processo e 85% dos alunos designaram critérios também acima de sete (de zero a 10) à importância da monitoria no que se refere à consolidação dos conhecimentos na disciplina. Dessa forma, observa-se que a monitoria se configura como uma importante atividade para o discente no que se refere ao processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento de habilidades com instrumentos práticos. |
Keywords: | Monitoria acadêmica Disciplina Histologia Humana - CFP UFCG Microscopia Processo de ensino-aprendizagem Academic monitoring Human Histology Discipline - CFP UFCG Microscopy Teaching-learning process |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38939 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | A importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem: um estudo aplicado à monitoria de histologia. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 220.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.