Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38939
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEsse artigo tem como objetivo evidenciar a contribuição da monitoria no desenvolvimento de habilidades com os instrumentos da prática da disciplina Histologia Humana e consequente impacto no processo ensino-aprendizagem. Visto que a Histologia exige grande participação da prática com o auxílio do microscópio e que muitos alunos, ao ingressarem no ensino superior, ainda não tiveram esse primeiro contato com tal instrumento, a monitoria na disciplina surge como ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades e segurança ao manuseá-lo. Portanto, esse estudo buscou averiguar essa situação através da elaboração de um questionário, aplicado em abril/2017 aos alunos do segundo período de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, cuja amostra inicial era de 22 alunos, variando o número de respostas usadas em algumas perguntas dependendo do critério de inclusão. Resultados: 88% dos alunos que frequentaram a monitoria e que responderam saber manusear o microscópio corretamente, atribuíram conceito acima de sete (de zero a 10) na contribuição da monitoria nesse processo e 85% dos alunos designaram critérios também acima de sete (de zero a 10) à importância da monitoria no que se refere à consolidação dos conhecimentos na disciplina. Dessa forma, observa-se que a monitoria se configura como uma importante atividade para o discente no que se refere ao processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento de habilidades com instrumentos práticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem: um estudo aplicado à monitoria de histologia.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38939-
dc.date.accessioned2024-11-11T12:35:19Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2024-11-11T12:35:19Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectDisciplina Histologia Humana - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMicroscopiapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectHuman Histology Discipline - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMicroscopypt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Alex de Novais.-
dc.creatorSILVA, Elias Figueiredo da.-
dc.creatorMELO, Letícia Pinheiro de.-
dc.creatorBOLONHA, Fabíola Jundurian.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of monitoring in the development of skills with laboratory instruments and in the teaching-learning process: a study applied to histology monitoring.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Alex de Novais; SILVA, Elias Figueiredo da; MELO, Letícia Pinheiro de; BOLONHA, Fabíola Jundurian. A importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem: um estudo aplicado à monitoria de histologia. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38939pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem: um estudo aplicado à monitoria de histologia. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017220.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.