Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38935
Title: A importância da interdisciplinaridade na monitoria de fisiologia do curso de enfermagem.
Other Titles: The importance of interdisciplinarity in physiology monitoring in the nursing course.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Daniele Rodrigues da.
ANDRADE, Ranyérica Pereira de.
ASSIS, Luciana Moura de.
Keywords: Monitoria acadêmica;Interdisciplinaridade e monitoria;Disciplina Fisiologia - Enfermagem - CFP UFCG;Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG;Ensino-aprendizagem - monitoria;Scielo - base de dados;Revisão de literatura;Academic monitoring;Interdisciplinarity and monitoring;Physiology - Nursing - CFP UFCG;Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG;Teaching-learning - monitoring;Scielo - database;Literature review
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Daniele Rodrigues da; ANDRADE, Ranyérica Pereira de; ASSIS, Luciana Moura de. A importância da interdisciplinaridade na monitoria de fisiologia do curso de enfermagem. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 04 - Currículo e Interdisciplinariedade - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38935
???metadata.dc.description.resumo???: Considera-se o Ensino Superior, um ensino formador de profissionais capacitados e responsáveis para atuar em meio à comunidade. Para a consolidação de um ensino de qualidade é necessário que as instituições educativas forneçam espaço e ferramentas necessárias para que tal evento ocorra como os programas de monitorias. Este trabalho tem o objetivo de discutir a importância da interdisciplinaridade na monitoria de fisiologia do curso de enfermagem. Trata-se de estudo de revisão da literatura, do tipo exploratória acerca do uso da interdisciplinaridade na monitoria de Fisiologia como ferramenta no processo ensino-aprendizagem e na formação dos discentes do curso de Enfermagem do CFP/UFCG. A coleta de dados foi realizada em junho de 2017, na base de dados do Google acadêmico e SCIELO BRASIL. Foram selecionados os artigos que traziam como tema principal: interdisciplinaridade e monitoria, entre os anos de 2012 a 2017. O aluno-monitor desenvolve e ampliam diversas habilidades inerentes à docência adquirindo experiências que o auxiliarão a lidar com a docência no futuro. A disciplina de fisiologia é bastante complexa e necessita de conhecimentos prévios como na área de biologia celular, histologia, bioquímica e anatomia, ou seja, apresenta um caráter interdisciplinar na qual forma a base curricular para os cursos da área da saúde. Nesse contexto, a monitoria, quando realizada de forma interdisciplinar, torna-se uma valiosa ferramenta educativa para a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação, sejam eles os monitorados, sejam eles os monitores.
Keywords: Monitoria acadêmica
Interdisciplinaridade e monitoria
Disciplina Fisiologia - Enfermagem - CFP UFCG
Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG
Ensino-aprendizagem - monitoria
Scielo - base de dados
Revisão de literatura
Academic monitoring
Interdisciplinarity and monitoring
Physiology - Nursing - CFP UFCG
Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG
Teaching-learning - monitoring
Scielo - database
Literature review
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação superior.
Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38935
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 4 - Currículo e Interdisciplinaridade - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA MONITORIA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA importância da interdisciplinaridade na monitoria de fisiologia do curso de enfermagem. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017279.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.