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Title: Impactos da reforma do Novo Ensino Médio na disciplina de Sociologia: contradições e resistências em uma escola de tempo integral no Município de Tuparetama-PE.
Other Titles: Impacts of the New High School reform on the Sociology discipline: contradictions and resistance in a full-time school in the Municipality of Tuparetama-PE.
???metadata.dc.creator???: MAMEDE, Núbia Wênia Rocha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SÁ, Carolina Figueiredo de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
Keywords: Ensino de Sociologia;Novo Ensino Médio;Reforma do Ensino Médio;Ensino Médio – Sociologia;Escola de Tempo integral;Resistências – reforma do ensino médio;Tuparetama – PE – escola de tempo integral;EREM Cônego Olímpio Torres;Base Nacional Curricular Comum;Materialismo histórico e dialético;História da educação;Teaching Sociology;New High School;High School Reform;High School – Sociology;Full-time School;Resistance – high school reform;Tuparetama – PE – full-time school;EREM Cônego Olímpio Torres;Common National Curricular Base;Historical and dialectical materialism;History of education
Issue Date: 26-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MAMEDE, Núbia Wênia Rocha. Impactos da reforma do Novo Ensino Médio na disciplina de Sociologia: contradições e resistências em uma escola de tempo integral no Município de Tuparetama-PE. 2024. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38933
???metadata.dc.description.resumo???: MEMEDE, Núbia Wênia Rocha. Impactos da “Nova” Reforma do Ensino Médio na Disciplina de Sociologia: Contradições e Resistência. Dissertação. Mestrado em Sociologia - Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé, Paraíba, 2024. A dissertação tem por objetivo discutir e problematizar os fundamentos e princípios da Reforma do “Novo” Ensino Médio e seu impacto no ensino de Sociologia, considerando as experiências vivenciadas em uma escola do município de Tuparetama, cidade localizada na microrregião do Alto Sertão do Pajeú em Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa assentada no referencial teórico metodológico do materialismo histórico-dialético que aborda o ensino de Sociologia no contexto das chamadas reformas educacionais, trazendo a debate as intermitências da Sociologia como disciplina regular no currículo do Ensino Médio na história da educação no Brasil, buscando refletir sobre as concepções em disputa, as contradições, as ideologias, os movimentos de resistência e os interesses em questão. Nas discussões realizadas, pautou-se inicialmente a gênese da escola moderna, buscando entender o sentido originário da educação escolar, a sua função social e desdobramentos posteriores. Aborda-se também o processo de institucionalização da Sociologia no currículo do Ensino Médio, no Brasil, de modo que esse resgate histórico ajude a compreender o contexto atual em que se processa o ensino de Sociologia, considerando as normativas, os aspectos determinantes e condicionantes e os sujeitos envolvidos. Problematiza-se o caráter ideológico do novo modelo alicerçado na lógica do neoliberalismo, evidenciando a partir daí, as incoerências e os objetivos escusos nos discursos de legitimação de seus agentes, denunciando as inconsistências propaladas pela BNCC e pelo NEM diante do contexto econômico, político e social do Brasil. Por outro lado, discute-se as ações coletivas protagonizadas pelos movimentos de resistência estudantil e docente ao Novo Ensino Médio, com destaque para as experiências de mobilização vivenciadas na escola acima referida. Quanto aos encaminhamentos metodológicos, fizemos a opção pela via qualitativa, propondo uma discussão teórica e sistematizada, de caráter bibliográfico, buscando contemplar categorias relacionadas às reformas educacionais que se processam no Brasil, referentes ao ensino de Sociologia. Doravante, com essa pesquisa, buscamos construir possibilidades de enfrentamento ao esvaimento da Sociologia no currículo do Ensino Médio, bem como reforçar a luta pela revogação dos velhos propósitos mercantis evocados por essa política. Como resultados pudemos constatar que frente a precarização imposta pelo Novo Ensino Médio à educação propedêutica e à docência de um modo geral, educadores, pesquisadores, alunos e organizações de todo o país, assim como a comunidade escolar da instituição descrita nesse texto, engajaram-se em processos de resistência dentro e fora das escolas, ocupando todos os espaços possíveis no intuito de fortalecer a luta pela revogação desta política.
Keywords: Ensino de Sociologia
Novo Ensino Médio
Reforma do Ensino Médio
Ensino Médio – Sociologia
Escola de Tempo integral
Resistências – reforma do ensino médio
Tuparetama – PE – escola de tempo integral
EREM Cônego Olímpio Torres
Base Nacional Curricular Comum
Materialismo histórico e dialético
História da educação
Teaching Sociology
New High School
High School Reform
High School – Sociology
Full-time School
Resistance – high school reform
Tuparetama – PE – full-time school
EREM Cônego Olímpio Torres
Common National Curricular Base
Historical and dialectical materialism
History of education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38933
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

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