Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38933
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMAMEDE, N. W. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1116500893838652pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696253778298pt_BR
dc.contributor.referee1SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.contributor.referee1IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857154787322623pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.description.resumoMEMEDE, Núbia Wênia Rocha. Impactos da “Nova” Reforma do Ensino Médio na Disciplina de Sociologia: Contradições e Resistência. Dissertação. Mestrado em Sociologia - Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé, Paraíba, 2024. A dissertação tem por objetivo discutir e problematizar os fundamentos e princípios da Reforma do “Novo” Ensino Médio e seu impacto no ensino de Sociologia, considerando as experiências vivenciadas em uma escola do município de Tuparetama, cidade localizada na microrregião do Alto Sertão do Pajeú em Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa assentada no referencial teórico metodológico do materialismo histórico-dialético que aborda o ensino de Sociologia no contexto das chamadas reformas educacionais, trazendo a debate as intermitências da Sociologia como disciplina regular no currículo do Ensino Médio na história da educação no Brasil, buscando refletir sobre as concepções em disputa, as contradições, as ideologias, os movimentos de resistência e os interesses em questão. Nas discussões realizadas, pautou-se inicialmente a gênese da escola moderna, buscando entender o sentido originário da educação escolar, a sua função social e desdobramentos posteriores. Aborda-se também o processo de institucionalização da Sociologia no currículo do Ensino Médio, no Brasil, de modo que esse resgate histórico ajude a compreender o contexto atual em que se processa o ensino de Sociologia, considerando as normativas, os aspectos determinantes e condicionantes e os sujeitos envolvidos. Problematiza-se o caráter ideológico do novo modelo alicerçado na lógica do neoliberalismo, evidenciando a partir daí, as incoerências e os objetivos escusos nos discursos de legitimação de seus agentes, denunciando as inconsistências propaladas pela BNCC e pelo NEM diante do contexto econômico, político e social do Brasil. Por outro lado, discute-se as ações coletivas protagonizadas pelos movimentos de resistência estudantil e docente ao Novo Ensino Médio, com destaque para as experiências de mobilização vivenciadas na escola acima referida. Quanto aos encaminhamentos metodológicos, fizemos a opção pela via qualitativa, propondo uma discussão teórica e sistematizada, de caráter bibliográfico, buscando contemplar categorias relacionadas às reformas educacionais que se processam no Brasil, referentes ao ensino de Sociologia. Doravante, com essa pesquisa, buscamos construir possibilidades de enfrentamento ao esvaimento da Sociologia no currículo do Ensino Médio, bem como reforçar a luta pela revogação dos velhos propósitos mercantis evocados por essa política. Como resultados pudemos constatar que frente a precarização imposta pelo Novo Ensino Médio à educação propedêutica e à docência de um modo geral, educadores, pesquisadores, alunos e organizações de todo o país, assim como a comunidade escolar da instituição descrita nesse texto, engajaram-se em processos de resistência dentro e fora das escolas, ocupando todos os espaços possíveis no intuito de fortalecer a luta pela revogação desta política.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.titleImpactos da reforma do Novo Ensino Médio na disciplina de Sociologia: contradições e resistências em uma escola de tempo integral no Município de Tuparetama-PE.pt_BR
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38933-
dc.date.accessioned2024-11-11T11:37:20Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2024-11-11T11:37:20Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino Médio – Sociologiapt_BR
dc.subjectEscola de Tempo integralpt_BR
dc.subjectResistências – reforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectTuparetama – PE – escola de tempo integralpt_BR
dc.subjectEREM Cônego Olímpio Torrespt_BR
dc.subjectBase Nacional Curricular Comumpt_BR
dc.subjectMaterialismo histórico e dialéticopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectNew High Schoolpt_BR
dc.subjectHigh School Reformpt_BR
dc.subjectHigh School – Sociologypt_BR
dc.subjectFull-time Schoolpt_BR
dc.subjectResistance – high school reformpt_BR
dc.subjectTuparetama – PE – full-time schoolpt_BR
dc.subjectEREM Cônego Olímpio Torrespt_BR
dc.subjectCommon National Curricular Basept_BR
dc.subjectHistorical and dialectical materialismpt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMAMEDE, Núbia Wênia Rocha.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImpacts of the New High School reform on the Sociology discipline: contradictions and resistance in a full-time school in the Municipality of Tuparetama-PE.pt_BR
dc.identifier.citationMAMEDE, Núbia Wênia Rocha. Impactos da reforma do Novo Ensino Médio na disciplina de Sociologia: contradições e resistências em uma escola de tempo integral no Município de Tuparetama-PE. 2024. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38933pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NÚBIA WÊNIA ROCHA MAMEDE - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024.pdfNúbia Wênia Rocha Mamede. - Dissertação ProfSocio CDSA 20242 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.