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Title: Os jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior.
Other Titles: Games as a teaching-learning tool in higher education.
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Thaynara Maria de Oliveira;
NÓBREGA, Luênya Gomes da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Marcelo Costa
Keywords: Jogos e ensino;Recurso didático - jogo;Educação superior - jogos;Monitoria acadêmica;Disciplina Saúde Coletiva I - CFP UFCG;Jogos educativos;Programa de monitoria;Games and teaching;Didactic resource - game;Higher education - games;Academic monitoring;Public Health Discipline I - CFP UFCG;Educational games Monitoring program
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Thaynara Maria de Oliveira; NÓBREGA, Luênya Gomes da; FERNANDES, Marcelo Costa. Os jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38931
???metadata.dc.description.resumo???: As tecnologias educativas, em especial os jogos educativos, são usados como forma de aprender e ensinar, enveredando caminhos para o lúdico. A utilização dos jogos independente de digitais ou os físicos como os de tabuleiros tem por objetivo proporcionar interação interpessoal favorecendo a quebra de paradigmas. O jogo é uma ferramenta tida como tecnologia intelectual capaz de inovar o ensino- aprendizagem auxiliando na construção do conhecimento, sendo aplicado nas salas de aula mediante determinado assunto ou objetivo a ser alcançado. O método de introduzir jogos didáticos nos cenários formativos já é uma realidade brasileira o que demonstra preocupação em discutir a necessidade de uma reforma educacional, ultrapassando os métodos convencionais, construindo uma prática docente dinâmica disseminando conhecimento nas instituições de ensino comprovada pela mudança nos planos de curso de disciplinas nas universidades (LAPRANO, 2015). As universidades buscam a modernização de infraestrutura, equipamentos, docentes de alto nível bem como proporcionar aos estudantes educação de qualidade. Grandes partes desses docentes utilizam dinâmicas, rodas de conversas e jogos, para facilitar a fixação dos conteúdos e proporcionar a interação educador-educando (LAPRANO, 2015). Em contrapartida ainda existe grande resistência por parte do corpo docente em utilizar os jogos como método didático principalmente àqueles que já possuem uma longa trajetória de trabalho, os que são presos a práticas arcaicas ou os que simplesmente não veem o método como aceitável para educar (WOLSKI, 2013). O objetivo refletir sobre a utilização do jogo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino superior.
Keywords: Jogos e ensino
Recurso didático - jogo
Educação superior - jogos
Monitoria acadêmica
Disciplina Saúde Coletiva I - CFP UFCG
Jogos educativos
Programa de monitoria
Games and teaching
Didactic resource - game
Higher education - games
Academic monitoring
Public Health Discipline I - CFP UFCG
Educational games Monitoring program
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação superior.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38931
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OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfOs jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 201798.04 kBAdobe PDFView/Open


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