Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38931
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Marcelo Costa-
dc.description.resumoAs tecnologias educativas, em especial os jogos educativos, são usados como forma de aprender e ensinar, enveredando caminhos para o lúdico. A utilização dos jogos independente de digitais ou os físicos como os de tabuleiros tem por objetivo proporcionar interação interpessoal favorecendo a quebra de paradigmas. O jogo é uma ferramenta tida como tecnologia intelectual capaz de inovar o ensino- aprendizagem auxiliando na construção do conhecimento, sendo aplicado nas salas de aula mediante determinado assunto ou objetivo a ser alcançado. O método de introduzir jogos didáticos nos cenários formativos já é uma realidade brasileira o que demonstra preocupação em discutir a necessidade de uma reforma educacional, ultrapassando os métodos convencionais, construindo uma prática docente dinâmica disseminando conhecimento nas instituições de ensino comprovada pela mudança nos planos de curso de disciplinas nas universidades (LAPRANO, 2015). As universidades buscam a modernização de infraestrutura, equipamentos, docentes de alto nível bem como proporcionar aos estudantes educação de qualidade. Grandes partes desses docentes utilizam dinâmicas, rodas de conversas e jogos, para facilitar a fixação dos conteúdos e proporcionar a interação educador-educando (LAPRANO, 2015). Em contrapartida ainda existe grande resistência por parte do corpo docente em utilizar os jogos como método didático principalmente àqueles que já possuem uma longa trajetória de trabalho, os que são presos a práticas arcaicas ou os que simplesmente não veem o método como aceitável para educar (WOLSKI, 2013). O objetivo refletir sobre a utilização do jogo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleOs jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38931-
dc.date.accessioned2024-11-08T17:56:26Z-
dc.date.available2024-11-08-
dc.date.available2024-11-08T17:56:26Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectJogos e ensinopt_BR
dc.subjectRecurso didático - jogopt_BR
dc.subjectEducação superior - jogospt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectDisciplina Saúde Coletiva I - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectPrograma de monitoriapt_BR
dc.subjectGames and teachingpt_BR
dc.subjectDidactic resource - gamept_BR
dc.subjectHigher education - gamespt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectPublic Health Discipline I - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectEducational games Monitoring programpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Thaynara Maria de Oliveira;-
dc.creatorNÓBREGA, Luênya Gomes da-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGames as a teaching-learning tool in higher education.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Thaynara Maria de Oliveira; NÓBREGA, Luênya Gomes da; FERNANDES, Marcelo Costa. Os jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38931pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 3 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfOs jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 201798.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.