Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914
Title: Trabalhando a literatura em braille.
Other Titles: Working with literature in Braille.
???metadata.dc.creator???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
PONTES, Rian Vieira de Melo Carneiro.
Keywords: Literatura em braille;Braille - literatura;Educação inclusiva;Educação especial;Monitoria acadêmica;Pessoa cega - educação;Inclusão - educação da pessoa cega;Cegos - educação;Braille literature;Braille - literature;Inclusive education;Special education;Academic tutoring;Blind people - education;Inclusion - education of the blind;Blind people - education
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; PONTES, Rian Vieira de Melo Carneiro. Trabalhando a literatura em braille. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914
???metadata.dc.description.resumo???: Na atual política educacional, voltada para a educação inclusiva a sensibilização do professor para realizar atividades de ensino-aprendizagem considerando a diversidade humana expressa nos sentidos utilizado para a comunicação com o outro e para a apreensão do conhecimento, devem ser incentivadas. Nesta perspectiva, o trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência de formação de monitores e professores para conhecer usar materiais e estratégias que favoreçam a inserção da pessoa cega. Para isso, utilizamos a literatura com audiodescrição e os vídeo-livros para apresentar adaptações que priorize os sentidos da audição e tato, bem como possam sensibilizar os demais alunos de modo que estes favoreçam a participação do aluno cego nas demais atividades propostas em classe. Nos baseamos nas obras de Sá, Campos e Silva (2007) e Peres, Marinheiro e Moura (2012) para realizar as discussões. Iniciativas como esta apresentam noções de trabalho com este aluno, envolvendo toda a turma, contribuindo para a constituição de uma escola mais inclusiva.
Keywords: Literatura em braille
Braille - literatura
Educação inclusiva
Educação especial
Monitoria acadêmica
Pessoa cega - educação
Inclusão - educação da pessoa cega
Cegos - educação
Braille literature
Braille - literature
Inclusive education
Special education
Academic tutoring
Blind people - education
Inclusion - education of the blind
Blind people - education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 2 - Linguagens e Códigos - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHANDO A LITERATURA EM BRAILLE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfTrabalhando a literatura em braille. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017164.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.