Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Na atual política educacional, voltada para a educação inclusiva a sensibilização do professor para realizar atividades de ensino-aprendizagem considerando a diversidade humana expressa nos sentidos utilizado para a comunicação com o outro e para a apreensão do conhecimento, devem ser incentivadas. Nesta perspectiva, o trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência de formação de monitores e professores para conhecer usar materiais e estratégias que favoreçam a inserção da pessoa cega. Para isso, utilizamos a literatura com audiodescrição e os vídeo-livros para apresentar adaptações que priorize os sentidos da audição e tato, bem como possam sensibilizar os demais alunos de modo que estes favoreçam a participação do aluno cego nas demais atividades propostas em classe. Nos baseamos nas obras de Sá, Campos e Silva (2007) e Peres, Marinheiro e Moura (2012) para realizar as discussões. Iniciativas como esta apresentam noções de trabalho com este aluno, envolvendo toda a turma, contribuindo para a constituição de uma escola mais inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Trabalhando a literatura em braille. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T10:29:04Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08 | - |
dc.date.available | 2024-11-08T10:29:04Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Literatura em braille | pt_BR |
dc.subject | Braille - literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Pessoa cega - educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão - educação da pessoa cega | pt_BR |
dc.subject | Cegos - educação | pt_BR |
dc.subject | Braille literature | pt_BR |
dc.subject | Braille - literature | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.subject | Academic tutoring | pt_BR |
dc.subject | Blind people - education | pt_BR |
dc.subject | Inclusion - education of the blind | pt_BR |
dc.subject | Blind people - education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. | - |
dc.creator | PONTES, Rian Vieira de Melo Carneiro. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Working with literature in Braille. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; PONTES, Rian Vieira de Melo Carneiro. Trabalhando a literatura em braille. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914 | pt_BR |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 2 - Linguagens e Códigos - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TRABALHANDO A LITERATURA EM BRAILLE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Trabalhando a literatura em braille. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 164.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.