Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNa atual política educacional, voltada para a educação inclusiva a sensibilização do professor para realizar atividades de ensino-aprendizagem considerando a diversidade humana expressa nos sentidos utilizado para a comunicação com o outro e para a apreensão do conhecimento, devem ser incentivadas. Nesta perspectiva, o trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência de formação de monitores e professores para conhecer usar materiais e estratégias que favoreçam a inserção da pessoa cega. Para isso, utilizamos a literatura com audiodescrição e os vídeo-livros para apresentar adaptações que priorize os sentidos da audição e tato, bem como possam sensibilizar os demais alunos de modo que estes favoreçam a participação do aluno cego nas demais atividades propostas em classe. Nos baseamos nas obras de Sá, Campos e Silva (2007) e Peres, Marinheiro e Moura (2012) para realizar as discussões. Iniciativas como esta apresentam noções de trabalho com este aluno, envolvendo toda a turma, contribuindo para a constituição de uma escola mais inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleTrabalhando a literatura em braille.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914-
dc.date.accessioned2024-11-08T10:29:04Z-
dc.date.available2024-11-08-
dc.date.available2024-11-08T10:29:04Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLiteratura em braillept_BR
dc.subjectBraille - literaturapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectPessoa cega - educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão - educação da pessoa cegapt_BR
dc.subjectCegos - educaçãopt_BR
dc.subjectBraille literaturept_BR
dc.subjectBraille - literaturept_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectAcademic tutoringpt_BR
dc.subjectBlind people - educationpt_BR
dc.subjectInclusion - education of the blindpt_BR
dc.subjectBlind people - educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.creatorPONTES, Rian Vieira de Melo Carneiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWorking with literature in Braille.pt_BR
dc.identifier.citationCORRÊA, Adriana Moreira de Souza; PONTES, Rian Vieira de Melo Carneiro. Trabalhando a literatura em braille. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 2 - Linguagens e Códigos - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHANDO A LITERATURA EM BRAILLE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfTrabalhando a literatura em braille. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017164.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.