Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38890
Title: | Construção e aplicação de jogos pedagógicos para o ensino da libras. |
Other Titles: | Construction and application of educational games for teaching libras. |
???metadata.dc.creator???: | CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. SOUSA, Josefa Martins de. BRITO, Nathalia Layanne de Sousa. |
Keywords: | Jogos pedagógicos;Ensino de LIBRAS;LIBRAS - ensino;Monitoria acadêmica;Língua Brasileira de Sinais;Disciplina Língua Brasileira de Sinais - CFP UFCG;Construção de jogos pedagógicos;Recurso didático jogo - construção;Educational games;Teaching LIBRAS;LIBRAS - teaching;Academic monitoring;Brazilian Sign Language;Brazilian Sign Language subject - CFP UFCG;Construction of educational games;Teaching resource game - construction |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; SOUSA, Josefa Martins de; BRITO, Nathalia Layanne de Sousa. Construção e aplicação de jogos pedagógicos para o ensino da libras. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38890 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A disciplina Língua Brasileira de Sinais – Libras, foi implementada no Centro de Formação de Professores - CFP no semestre 2015.1, com a chegada de dois professores. A partir desta data, os discentes do referido centro, intensificaram o contato com esta Língua, tanto nas aulas da disciplina quanto nas atividades de extensão realizadas pelos docentes. Por se tratar de um componente curricular que trata de uma Língua diferenciada, a visual-gestual, os monitores desenvolveram atividades lúdicas, sob a supervisão da professora para trabalhar com uma língua que se organiza de forma diferenciada à Língua Materna. Para favorecer a memorização do vocabulário, iniciamos a confecção de jogos pedagógicos que auxiliaram na ampliação do conhecimento dos sinais tanto pelos professores quanto pelos demais discentes. Este trabalho trata do relato da experiência de revisão de conteúdos mediado por jogos, sendo estes realizados nas turmas de Libras que contam com uma professora ouvinte. Nos baseamos nos conceitos propostos por Vitiello et. al (1997), Rau, Romanowski e Martins (2005), Fialho (2008) entre outros e na legislação vigente. Como principais resultados identificamos a ampliação do vocabulário dos discentes (matriculados na disciplina) e dos monitores, bem como a compreensão da elaboração de material pedagógico e a sua aplicação. Consideramos que esta experiência de planejamento, aplicação da atividade e avaliação (docente e monitor) são relevantes para a formação de licenciandos. |
Keywords: | Jogos pedagógicos Ensino de LIBRAS LIBRAS - ensino Monitoria acadêmica Língua Brasileira de Sinais Disciplina Língua Brasileira de Sinais - CFP UFCG Construção de jogos pedagógicos Recurso didático jogo - construção Educational games Teaching LIBRAS LIBRAS - teaching Academic monitoring Brazilian Sign Language Brazilian Sign Language subject - CFP UFCG Construction of educational games Teaching resource game - construction |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38890 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 2 - Linguagens e Códigos - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Construção e aplicação de jogos pedagógicos para o ensino da libras. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017. | 471.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.