Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA disciplina Língua Brasileira de Sinais – Libras, foi implementada no Centro de Formação de Professores - CFP no semestre 2015.1, com a chegada de dois professores. A partir desta data, os discentes do referido centro, intensificaram o contato com esta Língua, tanto nas aulas da disciplina quanto nas atividades de extensão realizadas pelos docentes. Por se tratar de um componente curricular que trata de uma Língua diferenciada, a visual-gestual, os monitores desenvolveram atividades lúdicas, sob a supervisão da professora para trabalhar com uma língua que se organiza de forma diferenciada à Língua Materna. Para favorecer a memorização do vocabulário, iniciamos a confecção de jogos pedagógicos que auxiliaram na ampliação do conhecimento dos sinais tanto pelos professores quanto pelos demais discentes. Este trabalho trata do relato da experiência de revisão de conteúdos mediado por jogos, sendo estes realizados nas turmas de Libras que contam com uma professora ouvinte. Nos baseamos nos conceitos propostos por Vitiello et. al (1997), Rau, Romanowski e Martins (2005), Fialho (2008) entre outros e na legislação vigente. Como principais resultados identificamos a ampliação do vocabulário dos discentes (matriculados na disciplina) e dos monitores, bem como a compreensão da elaboração de material pedagógico e a sua aplicação. Consideramos que esta experiência de planejamento, aplicação da atividade e avaliação (docente e monitor) são relevantes para a formação de licenciandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação superior.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleConstrução e aplicação de jogos pedagógicos para o ensino da libras.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38890-
dc.date.accessioned2024-11-07T18:36:29Z-
dc.date.available2024-11-07-
dc.date.available2024-11-07T18:36:29Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectEnsino de LIBRASpt_BR
dc.subjectLIBRAS - ensinopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectDisciplina Língua Brasileira de Sinais - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectConstrução de jogos pedagógicospt_BR
dc.subjectRecurso didático jogo - construçãopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectTeaching LIBRASpt_BR
dc.subjectLIBRAS - teachingpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Languagept_BR
dc.subjectBrazilian Sign Language subject - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectConstruction of educational gamespt_BR
dc.subjectTeaching resource game - constructionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.creatorSOUSA, Josefa Martins de.-
dc.creatorBRITO, Nathalia Layanne de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConstruction and application of educational games for teaching libras.pt_BR
dc.identifier.citationCORRÊA, Adriana Moreira de Souza; SOUSA, Josefa Martins de; BRITO, Nathalia Layanne de Sousa. Construção e aplicação de jogos pedagógicos para o ensino da libras. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38890pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 2 - Linguagens e Códigos - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfConstrução e aplicação de jogos pedagógicos para o ensino da libras. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.471.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.